Na próxima quarta-feira (13), a Aliança Francesa de Belém e o Governo do Estado do Pará abrem as portas oficialmente para exposição internacional Marc Riboud, cuja vernissage será realizada no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), a partir das 18h.
A exposição de Riboud, um dos maiores expoentes da fotografia francesa, já viajou por vários países, e chega aos salões do MHEP para mais uma vez estreitar os laços entre o Brasil e a França. O coquetel é aberto ao público, mas é necessária a confirmação de presença na sede da Aliança Francesa de Belém.
Marc Riboud nasceu em 1923, na cidade de Lyon. Com 14 anos, realizou suas primeiras fotografias, durante a Exposição Universal de Paris. Seu testemunho diferenciado oferece uma leitura, uma perspectiva e um aprofundamento especiais dos grandes eventos da atualidade.
Depois de uma estada de três meses na antiga URSS, em 1960, fez a cobertura das independências na Argélia e na África. Entre 1968 e 1969, realizou reportagens no Vietnã do Sul, e também no Vietnã do Norte, onde foi um dos poucos fotógrafos a poder entrar.
Seja em Washington, Nepal, Índia, China, África, Paris, Londres, Nova Iorque, Beijing, Hong Kong, Bilbao ou no Brasil (Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo), Marc tem registros de imagens feitas e guardadas com cuidado, prazer e paixão. Seu trabalho foi exposto em diversos museus de diversas partes do mundo. E Belém terá a honra de receber as fotografias, de 13 de julho a 15 setembro, no MHEP, com entrada franca.
Serviço
Coquetel de Lançamento Exposição Internacional Marc Riboud
Endereço: MHEP – Museu Histórico do Estado do Pará. Cidade Velha, Belém-PA
Horário: A partir das 18h
Valor: Entrada franca, mas é necessária a confirmação de presença na Aliança Francesa de Belém (Rui Barbosa, entre Conselheiro e Mundurucus )
Realização: Aliança Francesa / Governo do Estado do Pará
Patrocínio: Barba Cabelo & Bigode Produções