Brasília – Se tratando de cortes superiores no Brasil, a garantia de polêmicas é “serventia da casa”, como bem define o ditado popular. A última, nesse quesito, é a “inovação” ordenada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, para sabatinar advogados antes de formar a lista tríplice para preencher a vaga aberta com a saída do ex-ministro Carlos Velloso Filho.
Uma lista composta por 20 advogados selecionados serão escolhidos, posteriormente, por votação no Supremo Tribunal Federal.
A escolha costuma ser feita pelo presidente da corte, com apadrinhamento de juristas e políticos. Para dar transparência, Fachin encarregou a secretária-geral do TSE, Christine Peter, que o acompanha desde que ele tomou posse no STF, de conversar com os nomes que se apresentaram.
O presidente do TSE tomou a decisão a três meses de passar o cargo ao ministro Alexandre de Moraes, seu colega no STF. Alguns dos advogados ficaram surpresos por estarem disputando a vaga com tantos nomes. Outros não imaginavam que estariam na lista.
Agora, o STF escolherá três, que serão encaminhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os nomes está, por exemplo, André Callegari, que se notabilizou pela defesa de denunciados pela Lava Jato, como os irmãos Joesley e Wesley Batista no episódio envolvendo o ex-presidente Michel Temer.
Também está na lista Flávio Pansieri, que já advogou pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, após seu nome ter sido citado na delação da construtora Galvão Engenharia. Pansieri já foi sócio do genro de Barros e diretor da Escola Judiciária do TSE.
Outro nome que chama a atenção na lista é Gustavo Severo, que já defendeu o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Fabrício Medeiros, que chegou a ser o anfitrião, em 2021, de uma reunião de dirigentes partidários para a definição de uma candidatura única para a terceira via. Há ruídos nos corredores que dão conta de “explícito conflito de interesses da maioria dos 20 nomes que compõem a lista”, como falou, em reserva, uma fonte ao Blog do Zé Dudu.
O escolhido ocupará a vaga do ex-ministro Carlos Velloso. Ele renunciou em março, por motivos de saúde.
Veja a lista completa:
Ademar Borges
Aline Ramos Moreira
Ana Claudia Santano
Andre Callegari
Andre Lemos Jorge
Andre Ramos Tavares
Angela Cignachi
Carlos Eduardo Frazão do Amaral
Cassio P V Leite
Edilene Lobo
Edvaldo Nilo de Almeida
Erick Pereira
Fabrício Medeiros
Flávio Pansieiri
Gustavo Severo
Marilda Silveira
Rogéria Dotti
Simone Henriquez
Vera Lúcia Santana Araújo
Walter José Faiad de Moura
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.