Não, nem tudo – aliás, nada – está resolvido no que diz respeito ao concurso público realizado pela prefeitura de Parauapebas no ano passado e que foi anulado em razão de fraude. Até mesmo quem prestou o concurso de 2022 pode entrar na mira, já que as investigações avançam no Ministério Público no sentido de identificar a extensão da fraude, que pode ter tido seus tentáculos disseminados no certame que já nomeou e empossou centenas de candidatos.
O Blog do Zé Dudu levantou com exclusividade que, diante da gravidade dos indícios de fraude envolvendo os dois certames, as investigações que tramitam na 4ª Promotoria de Justiça entraram em caráter de “sigilo”. E não se descarta um efeito cascata de anulação, lá na frente, da nomeação daqueles que já estão trabalhando e recebendo salários pomposos, mas que entraram no quadro de pessoal da prefeitura por meios ilícitos, uma vez que o concurso de 2022 também estaria “contaminado”.
O certame de 2023 para ingresso na prefeitura de Parauapebas virou notícia nacional após a descoberta da fraude do ponto eletrônico, quando uma mulher foi pega com escuta de forma amadora durante a aplicação das provas em novembro. Foram ofertadas 320 vagas, que totalizaram 59 mil inscrições, das quais cerca de 44 mil foram validadas. Inclusive, os concursos de 2022 e 2023 para a prefeitura de Parauapebas foram os mais disputados do Brasil, em nível municipal, nos seus respectivos anos, tendo atraído candidatos de todos os estados brasileiros.
Anulado oficialmente pela prefeitura em 29 de janeiro deste ano, o concurso entrou na mira da Polícia Civil, do Ministério Público, da Câmara de Vereadores e até do Poder Judiciário, já que ações de candidatos para assegurar direitos começaram a tramitar na vara local. A banca organizadora, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), por sua vez, sempre expôs sua chateação quanto à anulação e se colocou à disposição por diversas vezes para reaplicar as provas.
Dúvidas no ar
Para os candidatos que estudaram e se sentiram frustrados com a fraude grotesca, restou o prejuízo. A começar pela taxa de inscrição, que nunca foi devolvida – e nem se sabe quando será. Dados levantados pelo Blog apontam que a prefeitura recolheu R$ 3,46 milhões no ano passado com taxas de inscrição do concurso e de vários processos seletivos que realizou, sem discriminar, todavia, quanto cada um desses eventos movimentou.
Vale ressaltar que cerca de 15 mil inscritos exclusivamente no concurso vieram de outros municípios e estados e tiveram de desembolsar com despesas para passagens, hospedagens, alimentação e locomoção no dia das provas. É o caso de candidatos ao cargo de odontólogo de atenção primária, o popular dentista de postinho. Entre os 1.885 inscritos aptos a disputar as 20 vagas ofertadas no concurso, cerca de 1.600 eram candidatos de fora de Parauapebas, a maioria de Belém (PA), Goiânia (GO), Anápolis (GO) e Araguaína (TO). Eles gastaram antes e após as provas, mas não têm perspectiva de, pelo menos, receber a taxa de inscrição.
Outros candidatos de fora que vieram em massa foram os de cargos como procurador do município, agente de fiscalização das relações de consumo, farmacêutico-bioquímico, educador físico, antropólogo e museólogo.
Novos concursos
Em 2 de abril deste ano, o juiz Lauro Fontes Júnior, titular da Vara da Fazenda Pública e Execução Fiscal da Comarca de Parauapebas e ferrenho defensor da moralidade administrativa e do concurso público, publicou decisão em que lembrou de promessas de realização de concursos feitas pela prefeitura, inclusive para reposição de servidores da saúde.
Na decisão, o magistrado observou que a prefeitura propôs, por derradeira audiência, a realização ainda em 2024 de três concursos públicos para o preenchimento de até 600 vagas, o que seria insuficiente diante do estoque atual de contratados. Ele detonou ainda a falta de concursos no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).
A verdade é que a administração municipal não quer pensar em concurso neste momento. Ela quer, sim, esquecer os “fantasmas do passado”, que rondam o infindável concurso de 2023, que, aliás, só terminou do ponto de vista administrativo, mas não na órbita ministerial e judicial, após ter virado caso de polícia.
Velhos dilemas
Hoje, admitir novos servidores por concurso público, embora seja uma saída legal e moral, não seria o ideal ao olhar com atenção para os rumos das finanças públicas de Parauapebas, que correm o risco de sofrer queda drástica mediante a diminuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que se avizinha. Essa fonte de recursos é a principal para pagar a folha, e com R$ 500 milhões a menos ano que vem, como se prevê, haverá dificuldade até mesmo para honrar salários dos atuais efetivos, cujos vencimentos foram descolados dos trabalhadores temporários ano passado. Há carreiras em que um concursado ganha 125% a mais que um contratado.
Quem está fora da prefeitura e sonha em entrar pela porta da frente, por ouvir falar sobre os salários gordos e seus penduricalhos, não quer saber se vai faltar dinheiro para pagar salários ou se vai chover. Também não se importa se, mais adiante, por uma crise financeira grave, a prefeitura tiver que demitir concursados, inclusive quem entrou e não tem estabilidade. É muito difícil acreditar que num futuro próximo os gordos salários de Parauapebas, entre os maiores pagos por prefeituras, virem lenda urbana.
22 comentários em “Fantasma do concurso de 2023 ainda assombra Prefeitura de Parauapebas”
Muito estudaram exaustivamente e conseguiram uma boa pontuação, tudo longe de fraude, para simplesmente cancelarem o concurso e todos pagarem pelo que poucos fizeram.
Pingback: Com candidatos de concurso à deriva, Prefeitura de Parauapebas multa Fadesp - ZÉ DUDU
Fiz 69 pontos para o cargo de auxiliar administrativo e sequer tive o prazer de ver meu nome na lista dos aprovados e classificados, presumo que eu teria fica entre os 5 mais bem colocados. FILHADAPUTAGEM por causa de um bando de FILHOS DA PUTA que não gostam de estudar e optam pelo caminho da FILHADAPUTAGEM, desgraçados, que apodreçam na gaiola.
Eu quero é entrar pra folha… o resto que lute.
A uns anos atrás eu já tinha uma certa caminhada em concursos públicos e foi num concurso da Prefeitura de Parauapebas que pela primeira vez vi “pessoas” e “pessoas” fazerem uma prova de redação e tirarem Nota 10. Pense num povo “foda”. Acho que foi uma versão humana e remota do Chat GPT. Era essa mesma banca aí. Inclusive em outros concursos promovidos por ela nunca tinha visto esse fenômeno. Pode ter acontecido, as pessoas se prepararam e mereceram a nota, mas que foi estranho foi.
O que aconteceu em Parauapebas nos últimos anos foi a fabricação de uma realidade emulada, artificial. Concordo e entendo que o servidor deve ganhar bem, que o serviço público precisa dar condições e estabilidade para os seus servidores. Agora o que acontece em Parauapebas é muito fora da realidade. Salários hiperinflacionados, até quando isso vai ser sustentável? Eu não acredito em conto de fadas, acredito que logo logo vai haver uma medida drástica quanto a isso, ou de freio ou mesmo de cortes. Quem usufruiu, usufruiu. Fora isso tem um inchaço de contratados que é uma coisa absurda, aí pode ter a arrecadação que for, acho que nem as jazidas de petróleo das arábias dão conta.
ESSA TAL NAIANE NAO AGUENTA VER UM VERGONHA QUE ELA JA QUER PASSAR NO PIX , DIZER QUE CONCURSADO E SALVACAO , SALVACAO DE QUE MESMO MEU DEUS DO CEUS ? SO JESUS SALVA , E ESSA MARIA MADALENA PARECE AQUELES SINDICALISTAS SEM FUTURO DO PEBA QUE VAI PRA RUA ATRAS DE AUMENTO DE SALARIO FAZENDO POUCO DA CARA DO POVO .
Eita que o site voltou a ficar animado com os temas polemicos que o povão gosta !!!! Rsrsrsrsrsrsrsrs
Essa falácia toda para no final de tudo apontar que os concursados serão os responsáveis por afundar o município. Não sei o que passa na sua cabeça Zé Dudu, pensa que somos bestas em cair numa fala dessa. Parece mídia comprada. Rsrsrs… que apesar de apresentar historinha com críticas, dissemina que terá queda de ICMS e repete a fala de uma tal vereadora. Meus queridos e queridas, a salvação serão os concursados porque serão os únicos aptos para exercer cargos se um dia Parauapebas ficar em uma situação financeira crítica. Se o município não puder nem manter os concursados, com certeza não terá nem mais condição de se manter como município. Então, não venha com esse papo de que os futuros concursados pelos salários gordos serão prejudicados. Concurso público é Constitucional, e temporários deveriam existir apenas em casos excepcionais. Papo furado para boi dormir essa materiazinha.
Ótima fala Naiane. Jornalzinho de péssima qualidade esse Zé Dudu!
Com certeza esse Zé Dudu tá recebendo dinheiro para postar essas merdas.
Essa dai com certeza sabe dos paranaue de como passar em concurso… tá desesperada com medo de ser mandada embora, passear. Tem de acabar com essa farra de salário alto mesmo, cambada de preguiçosos!
a vaca fake faz um comentário idiota maior q o artigo e nem ta na folha da pmp… ta defendendo quem e o q mesmo?? ta parecendo os “adevogados” com o selo de formatura de certas faculdades de parauapebas…
O que tem de ladrão nessa prefeitura de Parauapebas nem o inferno cabe, começa pelos veriadores um bando de carniceiros afundaram nossa cidade.
O pessoal do mi mi mi tem dificuldades de ler e interpretar……. culpa da “maravilhosa” educação dos 16 anos do corruPTo darci que encerra mais um mandato deixando parauapebas a deus dará e de presente um darcizinho que anda desesperado comprando pesquisas mentirosas. Receba!!
a folha da prefeitura tá cheia de encostados. um monte de professor de área ii tudo com cargo comissionado sem fazer nada e o município precisando contratar professor de educação básica porque diz que não tem. muita irregularidade……… alô dr lauro investigue isso!!!!!!!
Pega fogo cabaré!!!!
Como candidato do Concurso Público de 2023 eu me sinto lesado porque até hoje não deram providências sobre a taxa de inscrição. Viajei um dia inteiro tendo saído do interior de Goiás, para prestar o concurso para o cargo de odontólogo, e vem uma cambada de vagabundos de dentro da própria prefeitura fraudar o referido Concurso. Se fosse em um lugar sério, todo mundo já estaria atrás das grades, inclusive quem deu apoio dentro da prefeitura. E tem de pegar os do Concurso de 2022 também!!
TRES CONCURSOS??????? ONDE???????? QUANDO???????? FRANCAMENTE!!!!!!!!!!
por que o artigo omitiu o excelentíssimo vereador que tem a família envolvida até o talo na fraude do concurso??
Exatamente! Isso eles não postam.
Tem páginas mais fuleiras com mais credibilidade que esse Zé Dudu.
KKKKKKK CALMA MULHER!!!!
Zé Dudu só esqueceu de dizer que antes de demitir os concursados terá que demitir primeiro os contratados que são 90% maior do que os concursados da prefeitura…
Página comprada que só serve pra espalhar desinformação e fake news!!!