Brasília – O governo federal confirmou, nesta terça-feira (5), através do Ministério da Fazenda, que antecipará o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para estimular a economia, cerca de 33 milhões de beneficiários devem receber o repasse em duas parcelas, nos meses de abril e maio, seguindo o calendário de pagamentos da Previdência Social. A medida vai injetar na economia no primeiro semestre em torno de R$ 66 bilhões.
A primeira parcela começa a ser paga no dia 25 deste mês e segue até 8 de junho. Já a segunda parte do abono cairá na conta entre 24 de junho e 7 de julho. A data varia conforme o valor recebido do INSS – se é até um salário mínimo (R$ 1.100, em 2021) ou acima disso – e o número final do benefício.
As datas variam de acordo com o valor da aposentadoria, pensão ou auxílio e o número final do benefício, sem considerar o dígito. Se o número do benefício é 123.456.789 – 0, por exemplo, não considere o “0”. O número final é 9.
Valor do 13º salário
A primeira parcela do 13º salário corresponde a 50% do valor do benefício. Na segunda parcela, porém, pode haver desconto do Imposto de Renda.
Confira abaixo o calendário de pagamentos:
Por Val-André Mutran – de Brasília