Fazenda avaliza empréstimo ao Pará para a compra de 265 ônibus para o BRT Belém

Operação de crédito será celebrada entre o Estado do Pará e a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 366,8 milhões; 40 ônibus serão elétricos
Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, na Lat.Bus 2024, num dos ônibus elétricos do BRT Metropolitano - CAIO E-Millennium com chassi Mercedes-Benz/Eletra

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Despacho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27), autorizou a concessão da garantia da União, ao contrato de operação de crédito no valor de R$ 366,8 milhões para aquisição de frota de ônibus para o Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém – o BRT Belém. A operação de crédito interna será celebrada entre o Estado do Pará e a Caixa Econômica Federal (CEF).

O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve em São Paulo no começo de agosto para conhecer as instalações da empresa Lat.Bus. Ele aproveitou para conferir os detalhes da produção dos 265 novos ônibus que vão operar no BRT Metropolitano, projeto executado pelo Governo do Pará que visa reformular o sistema de transporte público de forma integrada nos municípios da Região Metropolitana de Belém.

As 265 unidades em produção irão operar nas futuras Linhas Alimentadoras e Linhas Troncais Expressas e Paradoras do BRT Metropolitano, sendo 40 destas unidades 100% elétricas e as demais 225 com motorização a combustão, turbodiesel, no padrão Euro 6, com tecnologias aprimoradas para a redução das emissões de poluentes na atmosfera.

Os veículos são de três diferentes modelos produzidos pela Caio, todos para operação no BRT Metropolitano. Os ônibus são equipados com sistema GPS, Wi-Fi, ar-condicionado, câmeras de monitoramento e elevadores para acessibilidade de pessoas com deficiência.

Os três modelos produzidos pela Caio são:

CAIO E-Millennium com chassi Mercedes-Benz/Eletra: ônibus 100% elétrico que serão usados nas Linhas Troncais do BRT Metropolitano. Tem capacidade para transportar 75 passageiros e possui sistemas de frenagem com regeneração da bateria com autonomia de 250 quilômetros.

CAIO Millennium V com chassi Mercedes-Benz e motor traseiro: ônibus com motorização turbodiesel com tecnologia Euro 6, que atende às mais recentes normas de redução de emissões de poluentes em vigor no Brasil. Serão usados nas Linhas Troncais do BRT Metropolitano, assim como os veículos elétricos, e possui capacidade para transportar cerca de 80 passageiros. Por ter motor traseiro, apresenta baixo nível de ruído para o motorista e os passageiros durante as longas viagens entre os municípios.

CAIO Apache Vip V com chassi Volkswagen e motor dianteiro: ônibus com motorização turbodiesel e tecnologia Euro 6 que serão utilizados nas Linhas Alimentadoras do BRT Metropolitano, interligando os bairros das cidades de Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Benevides, Marituba e Ananindeua aos dois Terminais de Integração que estão sendo construídos na rodovia BR-316. Também possuem capacidade para transportar cerca de 80 passageiros.

* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.