Marabá;Após desocupação recente, Fazenda Mutamba sofre ataque de grupo armado. Sede e casas de funcionários foram destruídas

Continua depois da publicidade

O ataque ocorreu na manhã de domingo, logo cedo, pegando todos de surpresa. Seguranças só tiveram tempo de retirar as famílias do local

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Eram por volta das 7h quando o ataque-surpresa aconteceu. Fortemente armado, segundo relato das testemunhas, o grupo estimado em 60 pessoas, chegou atirando, apanhando todos, seguranças e funcionários, de surpresa. Só deu tempo de salvar as famílias e correr. Em seguida, casas começaram a ser parcialmente demolidas e tratores, caminhões e outros implementos incendiados.

No final da manhã, equipes da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), Polícia Militar do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” se deslocaram até a fazenda, localizada a 50 km de Marabá e pertencente à família Mutran, para fazer os primeiros levantamentos e colher depoimentos.

Informações dão conta de que houve tiroteio e um segurança teria saído ferido e conduzido ao Hospital Municipal de Marabá, mas sem risco de morte.

Segundo apurou o delegado Alexandre Silva, o ataque teria sido uma retaliação de um grupo retirado recentemente da fazenda por determinação da Justiça. Ele acredita, ainda, que o objetivo do grupo era somente promover a destruição, sem causar ferimentos a alguém. Ninguém foi preso.

fazenda-mutamba-2