A Federação Paraense de Futebol (FPF) definiu os grupos do Campeonato Paraense da 2ª divisão, a chamada Segundinha do Parazão. Para a temporada de 2023, 20 clubes da capital e do interior do estado, estarão na disputa da competição estadual brigando por duas vagas na elite do futebol paraense. A FPF ainda vai divulgar a tabela com os jogos e as datas da competição.
As equipes estão divididas em quatro grupos: A, B, C, D, com cinco equipes em cada chave. O regulamento permanece Sub-23, com apenas cinco jogadores acima dos 23 anos podendo atuar na partida, tirando o goleiro que não entra nesse critério. A competição segue regionalizada na fase de grupos, com equipes de cidade vizinhas se confrontando em jogos de ida e volta.
Para a temporada de 2023, o regulamento terá uma novidade que agradou as diretorias dos 20 clubes participantes. O primeiro colocado de cada grupo se classifica direto para as quartas de final da Segundinha, enquanto que o segundo e o terceiro de cada chave, se garantem para a fase de oitavas de final.
A cidade de Parauapebas terá três representantes brigando pelo acesso para a elite do Parazão: Carajás Esporte Clube, Clube Atlético Paraense e Parauapebas Futebol Clube. A última vez que o futebol parauapebense disputou o Campeonato Paraense da 1ª divisão foi na temporada de 2018, com o Parauapebas, que acabou sendo rebaixado naquela ocasião ficando em 9° lugar, somando apenas oito pontos.
Segundinha do Parazão 2023:
Grupo A: Capitão Poço, Paragominas, Santa Rosa, Tiradentes e o vice da 3ª divisão
Grupo B: Esmac, Fonte Nova, Izabelense, Santos Athetico e Sport Belém
Grupo C: Amazônia, São Raimundo, Vila Rica, União Paraense e o campeão da 3ª divisão
Grupo D: Atlético Paraense, Canaã, Carajás, Gavião Kyikatejê e Parauapebas
Por Fábio Relvas