A Federação Paraense de Futebol vem cumprindo todos os protocolos de segurança e saúde para o retorno do Parazão 2021 que acontece neste próximo sábado (3). Todos os funcionários e árbitros que estarão trabalhando na quarta rodada da primeira fase do estadual passam por testes de detecção de anticorpos contra o SARS-CoV-2 – IgM e IgG, que foram adquiridos com recursos próprios da FPF.
Foram 700 testes comprados pela federação, que distribuiu 30 para cada clube participante do Campeonato Paraense poder realizar em seus atletas os exames para saber se estarão aptos a adentrarem nas quatro linhas. Nos testes feitos na sede da FPF, em Belém, por médicos e enfermeiros, o assistente Acácio Menezes Leão, que estava na escala da partida entre Tuna e Paragominas, testou positivo para a Covid e foi substituído por Nayara Lucena Soares.
Para poder trabalhar nos estádios, a imprensa também precisa realizar testes e responder ao inquérito epidemiológico individual, assim como todos os profissionais da segurança que estarão trabalhando nos dias de jogos, como bombeiros e policiais militares, além dos gandulas que tem contato direto com a bola e com os atletas que estão atuando durante a partida.
A FPF trabalha com uma Comissão de Elaboração do Protocolo de Segurança no Combate ao Covid-19 tendo alguns nomes a frente como Adelcio Torres (presidente da FPF), Maurício Bororó (vice-presidente da FPF), Coronel Cláudio Santos (diretor de segurança e logística), Del Filho (diretor de competições), Dr. José Guataçara Gabriel (médico e presidente da comissão), Dewson Fernando Freitas da Silva (presidente do Sindicato dos Árbitros) e Oberdan Bendelac Menezes (presidente do Sindicato dos Jogadores de Futebol Profissional).
Segundo Maurício Bororó, o protocolo da FPF é o um dos mais seguros do Brasil tendo toda a preocupação de análises de grandes profissionais. O Parazão 2021 tem o patrocínio do Governo do Estado, através do Banpará, e conta com a transmissão exclusiva da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), e que pela primeira vez terá a cobertura ao vivo da TV Cultura, de três partidas desta quarta rodada.
“Um marco histórico. O Parazão vai passar em oito estados contando o norte e o nordeste. O governo vem apoiando a competição e os clubes participantes. A terceira cota de patrocínio foi repassada hoje (quinta-feira) para os 12 times que estão na disputa do estadual, sendo que os clubes com conta no Banpará já receberam, e os outros demais vão receber na segunda-feira por conta do feriado da Semana Santa”, afirmou Maurício Bororó, vice-presidente da FPF.
Por Fábio Relvas / Foto: Divulgação FPF