O Círio de Marabá, que acontece no terceiro domingo de outubro, tem uma vasta programação que antecipa a procissão e prepara os corações dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré para a caminhada de 7 quilômetros entre a Velha Marabá e o Santuário da Folha 16, na Nova Marabá.
O evento é organizado pela Diocese Marabá, por meio de uma comissão composta por diversos membros, entre eles o bispo Dom Vital Corbellini, padres, obreiros e muitos voluntários dedicados à festividade, que chega em 2024 à 44ª versão.
Na manhã desta terça-feira, 27, essa comissão organizadora reuniu a Imprensa local para apresentar as novidades e confirmar os eventos tradicionais que serão mantidos antes e durante a procissão. Este ano, o tema do Círio de Marabá é: “Ó Maria, fortalecei a nossa fraternidade”.
A organização enfatizou que será realizado o 1º Círio da Juventude, programado para o dia 26 de outubro, por meio de uma procissão que sairá da Folha 28 com destino ao Santuário de Nazaré, na Folha 16.
Também está prevista a realização da Festa das Bandeiras, que ocorrerá no Santuário de Nazaré, com o hasteamento das bandeiras dos santos de devoção, em parceria com as demais paróquias da Diocese.
Os organizadores reafirmaram o compromisso de garantir a segurança e o bem-estar dos romeiros durante o evento, cujo trajeto será o mesmo do ano passado, partindo da Catedral Nossa Senhora do Perpetuo Socorro na Marabá Pioneira, até o Santuário na Folha 16.
O bispo dom Vital Corbellini relembra que o Círio é um momento de fé e amor que se perpetua o ano inteiro. “Trabalhamos para que esse seja um momento de maior fraternidade entre nós. Esperamos um número maior de pessoas do que no ano passado”.
O Círio deste ano é inspirado na passagem bíblica: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mateus 23:8). A mensagem central visa promover a comunhão e o amor ao próximo, como enfatizado pelo Papa Francisco e pelo bispo Dom Vital.
A programação oficial está dividida em quatro categorias: geral, interna, externa e Círio Missionário, com atividades que visam levar a evangelização a todos os públicos. Entre as tradições, a ciclo-romaria será realizada no dia 12 de outubro, com início às 17h30, partindo da praça São Félix; e a moto romaria no dia 13 de -outubro, às 18 horas, com saída do Bairro Santa Rosa, em direção à comunidade Sagrada Família, no Liberdade.
Neste ano, a imagem da “Mãe Peregrina” já está sendo acolhida em peregrinação a comércios, residências e igrejas, onde a Rainha da Amazônia abençoa os devotos. E a tradicional corda de 400 metros, fabricada há quatro anos, estará presente novamente, simbolizando a união dos fiéis em torno da Virgem de Nazaré. A campanha “Não corte a corda” continua incentivando os participantes a preservar esse símbolo de devoção.
Lady Anne Souza, diretora de evangelização, destaca a programação especial deste ano e a importância da colaboração de todos os envolvidos para o sucesso do evento. “É um momento emocionante para nós, com novidades e ações que ficarão no coração dos romeiros. A programação é extensa, mas fará a diferença”, prevê ela.
A logística do evento inclui suporte médico, segurança e parcerias estratégicas para garantir que todos os peregrinos sejam bem acolhidos e tenham uma experiência segura. A chegada do maior evento de fé em Marabá reflete a missão de promover a fraternidade e a renovação espiritual de cada devoto