Passei a tarde de sexta-feira em Curionópolis a convite do prefeito daquele município, Wenderson Chamon. Ele havia programado a entrega de 25 casas para população carente do município como parte das comemorações alusivas aos 25 anos de emancipação política de Curionópolis.
A secretaria de Assistência Social de Curionópolis tem cerca de 400 pessoas cadastradas no Programa Casa Nova, Vida Nova, uma espécie de Minha Casa, Minha Vida, do governo federal só que com algumas diferenças. Todas as casas são construídas com recursos próprios do município e após entregues, o beneficiário não paga nada em contrapartida.
Para o prefeito Chamonzinho, “na iniciativa privada se visa o lucro financeiro, já na pública o lucro é o que se faz pela melhoria nas condições de vida da população mais carente, o lucro é o que se faz pelo social”.
O que eu vi em Curionópolis me fez voltar a crer que ainda existem políticos realmente preocupados com o bem estar social da população. Chamonzinho deu uma aula de como fazer. Não só pelas 25 casas que foram entregues na sexta-feira (no sábado mais 25 foram entregues) mas, pela forma como foi programada a entrega dessas casas.
Com a relação dos beneficiários na mão, uma comitiva formada pelo prefeito Chamonzinho, por vereadores e a imprensa foi de porta em porta entregar uma chave simbólica a cada um desses beneficiários. A cada entrega uma comoção e a certeza de que ali uma família passaria a ter uma vida nova a partir do recebimento do imóvel.
O que se viu por lá foi emocionante. Uma das beneficiárias, aos prantos, informou que seu senhorio havia pedido a casa que alugava e que ela seria despejada no dia 20, já que não tinha condições de alugar outra. Entre os beneficiários, duas pessoas carentes.
Após desmaios, choros e muita emoção, a certeza do dever cumprido. Chamonzinho mostrou parra muitos políticos de cidades abastadas como se faz e que na verdade o alvo é o povo. Após a entrega, mostrando toda a sua versatilidade, Chamonzinho mostrou seu lado animador de torcidas, participando de uma gincana escolar.
No sábado, o prefeito recebeu a visita de Elder Barbalho, Parsifal Pontes e grande comitiva da capital paraense. Juntos, entregaram mais 25 casas e puderam verificar in loco porque o governo Chamonzinho tem mais de 80% de aceitação. Até o final do ano mais 150 casas serão entregues em Curionópolis.
A noite, ainda em comemoração aos 25 anos de Curionópolis, Chamonzinho e um público superior a 25 mil pessoas participaram de um maravilhoso show com a cantora Paula Fernandes.