Arquibancada para 2 mil pessoas, reforço no investimento e Seminário de Cultura Junina são as novidades da tradicional festa junina de Parauapebas em 2009. Com o objetivo de fomentar e valorizar os artistas regionais, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Cultura, firma mais uma parceria com a Liga das Agremiações Juninas (LIAJUP) para realização do Festival Jeca Tatu 2009, evento que já em sétima edição, marca sua permanência no calendário cultural do município.
O 7º Festival acontecerá de 25 a 28 de junho e promete reunir 1.200 jovens que se revezarão em apresentações de 25 grupos de dança caipira e de salão, no palco que será montado na Praça de Eventos. As tradicionais barracas de comidas típicas, a Casa da Roça, shows de músicos regionais e uma banda nacional são atrações confirmadas para o evento. As melhores quadrilhas nas categorias Caipira, Dança de Salão e Mirim serão premiadas com troféus.
Por orientação do prefeito Darcy Lermen, a LIAJUP vai contar com apoio da Secretaria de Cultura tanto na montagem da estrutura, que este ano contará com arquibancada para 2 mil pessoas, quanto em investimentos, cujos valores superam o dobro do recurso liberado em 2008.
Segundo o secretario de Cultura, Cláudio Feitosa, a intenção da prefeitura é mais uma vez apoiar a produção cultural de artistas locais. "Trata-se de um evento de grande importância cultural e social, já que mais de milhares de jovens são mobilizados para uma festa maravilhosa capaz de retratar a perfeita sintonia entre a diversidade cultural".
A expectativa da prefeitura é reunir um público de mais de 35 mil pessoas durante dos quatro dias de evento. Para o presidente da LIAJUP, Régis Sousa, a parceria é fundamental para a realização do Festival Jeca Tatu. "Sem o apoio do governo ficaria inviável a organização desta festa tão rica e expressiva", afirma o presidente da Liga destacando que o envolvimento não está restrito aos jovens dançarinos, mas à comunidade que aguarda o evento com muita expectativa.
Seminário
Outro evento de grande importância precederá o Festival Jeca Tatu. O Seminário de Cultura Junina, idealizado pela Secretaria de Cultura, acontecerá nos dias 16 e 17 de maio. A idéia é contextualizar e fortalecer a tradição junina com realização de oficinas, debates sobre música, dança, história da festa junina e sua contribuição social. A programação será enriquecida com a participação de pesquisadores e professores do nordeste, um dos berços da cultura junina no País.
Fonte: Site PMP
6 comentários em “Festa Junina”
foi sim mais eu gostaria de tive se mai comidas de grassa
ESTE COMENTARIO NA VERDADE FOI UM ESPETACULO . ATE POR QUE NOS PODEMOS SABER OHISTORICO DA NOSSA REGIAO.
IO
a festa foi ótima faltou mesmo pontualidade…
muit criativa e organizada
Gostaria de estabelecer um intercâmbio Cultural no evento Jeca tatú, Sou direwtor Artistico do Grupo de Cultura Popular Paranativo de Belém do Pará.
Orkut: Paranativo
Fone de Contato:(91) 88456756/ 32856150
…………………….Clodoaldo Souza/ O Paranativo………………………………………
Vai ter segurança ou vai ter de parar a música pro pau quebrar?
Vai ter comida de boa qualidade e limpa, ou só barracas imundas vendendo cachaça e carne de gato?
Vai ter atrações pra família, ou o ambiente vai ser podre como sempre?
Vai ter iluminação nas ruas e estacionamentos próximos a área do evento, ou vou ter de pagar estacionamento em espaço público pra pilantra ainda por cima arranhar meu carro?
Vai ter pontualidade, e começar cedo a festa, ou a festa é só pra adultos e pra quem não tem o que fazer no dia seguinte?
Se tiver o mínimo de organização e bom senso a equipe que comanda o evento, vamos todos. Parauapebas merece um calendário de eventos digno de sua comunidade e de sua arrecadação.
Parabéns ao competente e talentoso Afonso Camargo, que a exemplo das outras vezes não medirá esforços pra fazer das tripas coração e tentar montar uma festa digna. Pena que este é mais um que rema contra a maré.