Estão abertas, até o dia 22 de outubro, as inscrições para a edição 2022 do Festival de Cinema CurtaCarajás, que retorna ao seu formato tradicional e presencial, após um breve hiato decorrente da pandemia da covid-19. O evento, realizado em Parauapebas, sudeste do Pará, é um dos mais importantes da Região Norte e visa fomentar e divulgar produções independentes de curtas brasileiros na área.
As obras submetidas devem ter duração máxima de 25 minutos, incluindo créditos, e terem sido realizadas a partir de 1º de janeiro de 2020. Apenas serão aceitos filmes produzidos por brasileiros, podendo contemplar os gêneros documentário, ficção e animação.
Ao todo, os participantes poderão concorrer em quatro categorias, com premiação oficial de até R$ 5 mil reais, cada. São elas: Prêmio Xikrin, de melhor curta documentário; Prêmio Karajás, de melhor curta de ficção; Prêmio Ipê, de melhor curta de animação; Prêmio Harpia, de melhor curta-metragem e o Prêmio Parauapebas, que premia o melhor curta-metragem conforme o júri popular.
Além da mostra competitiva de curta-metragens, o festival promove ainda uma programação gratuita de mostras paralelas e atividades como oficinas e palestras, que promovem a democratização, difusão, fomento e acesso à produção audiovisual independente nacional, regional e local, ao incentivar discussões, formação e experimentação na área.
A décima edição do Festival de Cinema CurtaCarajás acontece de 22 a 26 de novembro, em Parauapebas, sudeste do Pará, realizada pela CasaLab, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Para mais informações, assim como o regulamento completo da competição, acesse a página do evento.