Os preparativos para o 1º dia do Festival Gastronômico já estão a todo vapor. Em jantar oferecido aos expositores do evento e às autoridades locais nesta quarta-feira (31), os chefs Larissa Martins, Thomas Troisgrois e Onildo Rocha puderam apresentar uma breve degustação do que será apresentado hoje (01) na abertura do V Festival Gastronômico. A apresentação do evento ficou por conta do também chef Eduardo Avelar.
Sob o tema “Descobrindo Misturas de Sabores”, os chefs uniram as melhores técnicas da gastronomia tradicional, respeitando as origens de cada um, com os famosos ingredientes paraenses, como tucupi, açaí, cupuaçu e peixe. Dessa forma, todos eles buscaram trabalhar em conjunto com a cultura local, mas trazendo as próprias referências. Onildo Rocha, chef paraibano, ressalta que o objetivo é a comunhão de sabores. “Eu vou apresentar o olhar que eu tenho para o ingrediente paraense, ingrediente amazônico. Vamos ao mercado conhecer os ingredientes locais e, a partir dali, decidir o que nós iremos fazer”.
O primeiro prato apresentado foi o da chef Larissa Martins, residente há um ano em Canaã dos Carajás, que comanda a cozinha do restaurante Minerai. Larissa serviu um bolinho de peixe com geleia de cupuaçu. Já Thomas Troisgrois, chef que vem de uma família francesa, decidiu apresentar uma pescada na chapa com uma beurre blanc de tucupi e farofa de castanhas. Onildo Rocha fechou a noite com chave de ouro apresentando um camarão empanado na tapioca com molho cítrico de açaí.
O município de Canaã dos Carajás é conhecido por abrigar pessoas de todas as regiões do Brasil, e esse foi um dos motivos para que a prefeitura escolhesse trazer os renomados chefs de São Paulo, Minas Gerais e Paraíba. Fernanda Ferreira, Secretária de Desenvolvimento Econômico, enxerga potencial na cidade para se tornar uma referência no cenário da gastronomia. “Eu acredito sim que podemos nos tornar um polo, uma referência na gastronomia, porque aqui nós temos ingredientes que em nenhum lugar tem”.
A abertura do V Festival Gastronômico está marcada para às 16h e será realizada no Espaço de Eventos do município, localizado no bairro Ouro Preto, em frente a escola Carmelo Mendes, e vai até domingo, dia 04. Os quatro dias de programação contemplarão expositores de restaurantes locais, oficinas de churrasco com mestres churrasqueiros do Brasil e da Argentina, shows regionais e nacionais, feira de artesanato e mercado com produtos típicos da região.