Liberdade, Igualdade e Fraternidade é o tema deste ano para o XXII Festival Internacional de Música do Pará, que ocorrerá de 31 de maio a 7 de junho . A escolha foi para homenagear a cultura francesa, já que 2009 é o ano da França no Brasil.
Para Daniel Araújo, titular da Fundação Carlos Gomes, por ser um momento de pluralidade musical, o festival irá muito além da homenagem à França. "Estávamos com o desafio de contemplar o ano da França, mas não queríamos restringir o festival, pois ele é plural em gêneros musicais”, explicou Araújo.
Daniel Araújo informou que serão apresentados em torno de 40 concertos durante uma semana de festival, com uma proposta de transmitir a abertura para cinco municípios paraenses por meio de videoconferência.
Ele acrescentou que está em andamento uma negociação com alguns municípios para edição do festival nestas localidades, promovendo a descentralização do mesmo. "Será a primeira vez que estaremos promovendo de fato a descentralização do festival. Parauapebas é um dos municípios que já está negociando conosco", revelou.
Segundo o regulamento do festival, o repertório apresentado pelos candidatos deve conter, no mínimo, uma obra de compositor francês, e os grupos deverão apresentar um projeto com a temática do festival, e que aborde os temas-eixos: Liberdade, Igualdade e Fraternidade; Música e Responsabilidade Social; Ecologia e Meio Ambiente e o resgate de composições paraenses do final do século 18 até o final de 1950.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas até a próxima segunda-feira (27) e devem ser entregues no protocolo da Fundação Carlos Gomes, localizada na avenida Gentil Bittencourt, 909, em Nazaré.
Serão aceitas também as inscrições enviadas pelo Correio, via SEDEX ou carta registrada. Outras informações podem ser obtidas no site da fundação http://www.fcg.pa.gov.br. O resultado dos grupos selecionados será divulgado pela Fundação Carlos Gomes no dia 4 de maio
Fonte: Fundação Carlos Gomes