O futebol brasileiro será um dos participantes das primeiras experiências de uso do árbitro de vídeo autorizadas pela Fifa, junto com competições de Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Holanda e Portugal.
De acordo com a CBF, uma das entidades autorizadas pela entidade internacional, a Série A do Campeonato Brasileiro já pode começar a preparação do sistema para os testes. As outras competições já definidas são Campeonatos Alemão, Australiano e Português, a liga americana (MLS), além da Taça e a Supertaça de Portugal.
A confederação holandesa ainda irá definir a disputa em que serão feitos os testes, que, inicialmente, acontecerão ‘offline’. Ou seja, toda a mecânica de disponibilização de replay ficará para análise do árbitro de vídeo, mas este não estará em contato com o árbitro principal do jogo.
Em caso de aprovação do sistema, o árbitro de vídeo passará a atuar de fato em caso de dúvidas sobre marcação no campo.
De acordo com comunicado emitido pela Fifa, se o período de testes foi considerado bem-sucedido, haverá uma avaliação final durante o Campeonato Mundial de Clubes, no fim deste ano, que será o último passo antes da aprovação pela International Board (IFAB).
“Para a IFAB, a melhor maneira de saber se o uso do vídeo melhorará o futebol é o testando em diferentes confederações, portanto, estamos muito felizes de haver voluntários em quatro diferentes continentes”, disse o secretário-geral do órgão, Lukas Brud. (EFE)