Por conta das festividades de fim de ano e das férias escolares, a procura por bilhetes no trem de passageiros da Vale aumenta consideravelmente. Todos os bilhetes colocados à venda nesse mês de dezembro já estão esgotados. Quem deixou para comprar passagens na última hora acabou ficando sem ou optando por outro tipo de transporte. Segundo a Vale, a média de emissões de passagens nesse mês de dezembro é de 1.300 por dia.
Maria da Paz Silva, de 39 anos, sabe bem como as passagens de trem são disputadas nesse período, por isso não perdeu tempo e comprou a dela e a da filha com um mês e meio de antecedência da viagem. Maria da Paz vai passar Natal e Ano Novo na casa da mãe, na cidade de Arari/MA.
“Mesmo comprando a passagem com mais de um mês de antecedência eu ainda tive dificuldade, pois no posto de venda o sistema ficava mais fora do ar. Passei três horas na fila e consegui comprar apenas na classe executiva, pois não tinha mais na econômica”, conta a moradora do bairro Primavera.
Maria também aproveitou para adquirir a passagem de volta. “Comprei a ida e a volta porque tive receio de não encontrar o bilhete da volta disponível quando eu fosse comprar. Agora é só seguir viagem e aproveitar a família”, diz, acrescentando que comprou os bilhetes na Galeria Central do bairro Cidade Nova.
As viagens do trem de passageiros acontecem seis vezes por semana. Às segundas, quintas e sábados o trem parte às 8h de São Luís, com destino à Parauapebas. Daqui, sai às 6h, nas terças, sextas e domingos. Na quarta-feira não há viagem, pois o trem recebe manutenção.
A Vale orienta os usuários a anteciparem suas compras de passagem para evitar contratempos. Os usuários devem ligar para o Alô Ferrovia 0800-285-7000 ou acessar o site www.vale.com/tremdepassageirosefc para confirmar possíveis desistências de bilhetes e/ou antecipar compras para os meses seguintes.