Uma equipe de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá realiza fiscalização periódica nos rios Itacaiúnas e Tocantins desde o início deste mês de novembro em função do chamado “Período de Defeso”, que vai até 28 de fevereiro de 2025. Nestes quatro meses, a pesca de algumas espécies de peixes é proibida ou controlada para proteger a fauna aquática, em função da época de reprodução dos peixes.
No último final de semana, foram abordadas quatro embarcações no Rio Itacaiúnas e uma embarcação no Rio Tocantins, que resultaram no recolhimento de mais de 400 metros de redes no Rio Itacaiúnas e uma tarrafa. Enquanto no Rio Tocantins, a equipe abordou uma embarcação que realizava a pesca com mais de cinco malhadeiras, além de ter peixes que já haviam sido pescados.
A equipe apreendeu o pescado, as malhadeiras, a embarcação e o motor. Ao concluir a fiscalização, o total de malhadeiras apreendido foi de 1000 m, 320 kg de pescado, uma embarcação e um motor.
O proprietário do barco responderá por crime ambiental por pescar em período proibido contrariando o Decreto Municipal nº 473/2024 e o Decreto Federal 6.514/2008 com fulcro no art. 35. Todo o pescado foi doado para o abrigo das crianças e dos idosos.