Fiscais livram boto cinza de rede de pescadores

Continua depois da publicidade

Na manhã desta sexta-feira (2), uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Marabá realizou o salvamento de um boto cinza, ainda jovem, que estava há algum tempo preso em uma rede de pesca às proximidades da Praia do Geladinho, no Rio Tocantins.

Segundo o guarda Alencar, um dos integrantes do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), o resgate só foi possível em função de uma denúncia que chegou à Semma, dando conta de que havia um boto preso a uma rede de pesca. “Chegamos ao local e o encontramos já machucado e enrolado na malhadeira. Conseguimos, com cuidado, colocá-lo no barco, retiramos a rede e o devolvemos à natureza”, disse o guarda.

O Boto da Amazônia é considerado o golfinho brasileiro e, infelizmente, é alvo de maldade por parte de alguns pescadores. A Semma, juntamente com o GPA, conseguiu salvar o animal a tempo. Curiosamente, a libertação do boto ocorreu durante o período da Piracema, que vai até o dia 28 do mês de fevereiro.

Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas através do plantão da Guarda Municipal, pelo fone 153. (Com informações da Guarda Municipal de Marabá)

plugins premium WordPress