Por Pedro Paulo Barbosa – Floresta do Araguaia
Um programa de preparo de terra arada está fazendo uma revolução em Floresta do Araguaia. O projeto de arar terras, subsidiado pela prefeitura de Floresta através da Secretaria de Agricultura, teve início em 5 de outubro e mais de 30 produtores já foram beneficiados, contudo, a meta para este ano é beneficiar 120 produtores, mais de 90 % deles vão plantar abacaxi – o município é o maior produtor do Brasil.
O município de Floresta do Araguaia possui cerca de 12 mil hectares plantados com abacaxi, avalia o Engenheiro Agrônomo Wilker Lopes, que também é o secretario municipal de agricultura, auxiliado no projeto pelo também agrônomo Danilo Leonel e o veterinário Bruno Falcão.
O trator é levado para uma região e os produtores que foram previamente cadastrados são beneficiados em suas terras recebendo o preparo do solo. Adalto Lima é o auxiliar administrativo e acompanha a ida do trator que conta com o tratorista Raimundo que conhece bem o tipo de solo no município.
O prefeito de Floresta do Araguaia, Alsério Kazimirski (PSC), cumpre assim a sua promessa de facilitar a produção do homem do campo. O secretário Wilker Lopes diz que a prefeitura pretende colocar mais três tratores no projeto para assim poder atender mais produtores. Segundo Wilker, há no município cerca de dois mil produtores entre pequenos, médios e grandes.
[ad code=1 align=center]