Uma reunião ocorrida ontem (21), na sede da Delegacia da Polícia Federal em Marabá, convocada por ordem do Superintendente da PF no Pará, visou gerenciar o conflito latente entre fazendeiros e movimentos sociais ocupantes da Fazenda Fazendinha, em Curionópolis.
Participaram da reunião, a delegada da Polícia Civil Simone Freitas Felinto, o tenente-coronel PM Mauro Sérgio Marques Silva, advogados da Comissão Pastoral da Terra, o Ouvidor Agrário Regional Wellington Bezerra da Silva, a agente da PF Elcione de Paulo Silva, os delegados da PF Igor Chagas, Tiago Selling, e o delegado chefe da PF em Marabá Ricardo Viana.
Ficou acertado que uma equipe das forças de segurança iria até o local do conflito nesta quinta-feira pela manhã com a finalidade de acalmar os ânimos na região com a presença ostensiva do Estado. Lá, os representantes da Comissão Pastoral da Terra e do Incra se incumbirão de conversar com os representantes do MST a fim de encontrar uma solução pacífica para o conflito.
Por outro lado, o DPF Selleing, DPC Simone e o Coronel Mauro Sergio ficaram de dialogar com os fazendeiros da região para tentar resolver o problema.
Ficou acertado que todos os possíveis ilícitos praticados pelas partes serão apurados em momento posterior, a não ser situações de flagrante delito.
A Polícia Rodoviária Federal fará a segurança da via para que não ocorra invasões à rodovia.
Os representantes dos órgãos de segurança dos Estado, logo após os encontros com MST e fazendeiros, deverão se reunir em Curionópolis, em local ainda não informado, para encontrar uma solução pacífica e ordeira para o conflito.
Atualização às 10h15
A reunião anunciada já está m andamento em Curionópolis