Por Fábio Relvas
A Federação Paraense de Futebol (FPF) confirmou o local da partida entre Paysandu e Parauapebas, valendo pela 1ª rodada do Campeonato Paraense de 2018. O encontro está marcado para o dia (17/01), às 20h30, no estádio Leônidas Castro, a Curuzu, na capital Belém. O estádio do Papão tem capacidade para 16 mil pessoas e deverá ficar lotado para a partida de estreia das equipes.
As duas equipes ainda não apresentaram seus elencos de forma oficial visando à estreia no Parazão. Pelo lado do Paysandu, atual bicampeão estadual, poucos jogadores que disputaram recentemente o Campeonato Brasileiro da Série B, vão permanecer no plantel. Apenas 11 renovaram contrato com o bicolor paraense: Marcão (goleiro), Diego Ivo, Douglas Mendes e Perema (zagueiros), Guilherme Santos (lateral-esquerdo), Nando Carandina e Rodrigo Andrade (volantes), Fábio Matos (meio-campo), Magno Ribeiro e Tiago Mandi (atacantes). O atacante Leandro Carvalho que estava emprestado ao Ceará-CE, está em Belém curtindo férias. O jogador ainda tem contrato com o Papão, mas não quer atuar no time alviceleste por desavença com um membro da diretoria.
Além desses atletas, a diretoria do Paysandu anunciou alguns nomes para a próxima temporada. Fernando Timbó (zagueiro), que estava atuando no Orlando City dos Estados Unidos ao lado do craque Kaká, Renan Rocha (goleiro), Maicon Silva e Matheus (laterais-direito), Derlan (zagueiro) e Peu (atacante). O elenco bicolor vai ser apresentado no dia (03/01), quando inicia os preparativos para a temporada.
Em relação ao Parauapebas Futebol Clube (PFC), a cúpula segue fazendo mistério quanto aos jogadores contratados. Segundo informações de bastidores, o time vai apresentar de 16 a 20 atletas na noite desta quarta-feira (20/12), no chamado campo do “Uai”, local que pertence ao atual presidente João Luiz e que também vai servir como local de treinos para o Parazão, assim como o estádio Rosenão. A apresentação oficial está marcada para às 19h.
Alguns nomes foram divulgados pela diretoria do Gigante de Aço. Em relação ao time que disputou a Segundinha do Parazão, apenas três renovaram: Cris (zagueiro), Gilberto (volante) e Monga (atacante). Outros atletas que estão chegando para reforçar o elenco e que tiveram seus nomes divulgados antes da apresentação: Amaral (volante), Ângelo (meio-campo), Thiago Pedra, Will (ex-Paysandu) e Maninho (atacantes).
Todos os atletas tiveram o aval do técnico Léo Goiano em suas contratações. Os jogadores estão vindo de vários estados do Brasil e também do exterior, como: Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Emirados Árabes Unidos. Os atletas que chegaram antes da apresentação, já iniciaram os trabalhos ao comando da comissão técnica visando sair na frente do primeiro adversário do Campeonato Paraense.