O Campeonato Paraense de 2019 terá início neste próximo final de semana. Serão três partidas realizadas, mas sem a presença dos rivais, Clube do Remo e Paysandu Sport Club. O Leão segue sem data para fazer sua estreia, já o Papão entra em campo somente na quarta-feira (23). Na tarde desta quarta-feira (16), na sede da Federação Paraense de Futebol (FPF), em Belém, foi realizado o sorteio da arbitragem para as primeiras partidas do Parazão, que contou com a presença de Adelcio Torres (presidente da FPF), Maurício Bororó (vice-presidente), Dewson Fernando Freitas da Silva (árbitro FIFA) e Alexandre Pires (diretor jurídico do Paysandu).
Para mostrar mais transparência, a Federação Paraense de Futebol, transmitiu o sorteio da arbitragem para a 1ª rodada, ao vivo pelo Facebook e YouTube, através da FPF TV. O sorteio definiu a escala de árbitros e assistentes que atuarão, também, em algumas partidas da 2ª rodada do estadual. Como a partida entre Clube do Remo e Tapajós foi adiada, e segue sem data e local para ser realizada, a FPF deve definir o quarteto de arbitragem do confronto, somente no próximo sorteio.
O Parazão começa neste sábado (19) com duas partidas no interior do estado. Bragantino e Paragominas se enfrentam, às 16h, no Estádio São Benedito, o Diogão, em Bragança. No apito, Gustavo Ramos Melo – CBF, onde será auxiliado por Rafael Bastos Cardoso – CBF e Acácio Meneses Leão. A quarta árbitra fica por conta de Elaine da Silva Melo – CBF.
A bola segue rolando para Castanhal e Independente, às 19h30, Estádio Maximino Porpino Filho, o Modelão, em Castanhal. O árbitro principal será Dewson Fernando Freitas da Silva, o paraense da FIFA, sendo auxiliado por José Ricardo Guimarães Coimbra – CBF e Bárbara Roberta Costa Loiola – CBF. O quarto árbitro será Joel Alberto Teixeira Rezende.
Já no domingo (20), tem o confronto entre São Raimundo e Águia de Marabá, às 17h, no Estádio Jader Barbalho, o Barbalhão, em Santarém. O árbitro central será Vanaldo Nascimento dos Santos Júnior, onde vai ser auxiliado por Carlos Alexandre Lima de Azevedo e Everson de Sousa Meireles. O quarto árbitro fica por conta de Francisco Lopes de Sousa Filho.
Para fechar a 1ª rodada, Paysandu e São Francisco se enfrentam na quarta-feira (23), às 20h, no Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém. No apito, Djonaltan Costa Araújo – CBF, que será auxiliado por Márcio Gleidson Corrêa Dias – CBF e Luís Diego Nascimento Lopes – CBF. Olivaldo José Alves Moraes será o quarto árbitro do confronto.