“Fruturos – Tempos Amazônicos” segue em cartaz no Centro Cultural Parauapebas

Exposição recebe e encanta visitantes de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Mostra é realizada pelo Museu do Amanhã com patrocínio do Instituto Cultural Vale

Continua depois da publicidade

Centenas de visitantes já passaram pelo Centro Cultural Parauapebas, bairro Alvorá, local em que “Fruturos – Tempos Amazônicos” está em exposição desde o mês passado. Realizada pelo Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra exibe a grandeza, a biodiversidade e o conhecimento milenar presentes no maior bioma tropical do mundo, assim como propõe descobertas sobre a relação entre a floresta e o clima, evidenciando o caráter urgente de sua conservação.

Dividida em seis áreas que abordam temas como fauna, flora, povos e cultura, a exposição recebe o público de segunda a sexta-feira, no horário das 10h às 18h. “Fruturos – Tempos Amazônicos” conta ainda com um serviço que contribui para democratizar o acesso à cultura: trata-se da oferta de transporte gratuito a grupos de pessoas interessadas em conhecer a mostra. O acesso ao transporte ocorre por meio de agendamento no número/WhatsApp (94) 98181 8081, em que o mobilizador da exposição, Elton Reis, faz o registro e orienta sobre a atividade, com os dias e horários definidos.

Ao longo da mostra, que tem classificação indicativa livre, o público pode se integrar e se sentir parte da floresta a partir de toda a ambientação realizada no Centro Cultural Parauapebas, que traz atividades interativas com elementos que revelam a diversidade da Amazônia e a atmosfera sonora da região. Outro ponto que prende a atenção do visitante é a realidade virtual que destaca as atividades do cotidiano indígena e apresenta a perspectiva que eles [indígenas] têm da natureza.

“Estamos muito felizes com nosso primeiro projeto de itinerância, que é uma conquista muito importante para o Museu do Amanhã e reforça o pioneirismo do IDG [Instituto de Desenvolvimento e Gestão]. A iniciativa confirma o alcance do Museu, agora de forma geográfica, para além do ambiente virtual. Esse projeto traz ainda um chamado e um importante alerta sobre o que podemos fazer pela preservação de um dos maiores patrimônios mundiais, que precisa de soluções urgentes para sua manutenção”, explica Fabio Scarano, curador do Museu do Amanhã.

Parauapebas é a terceira cidade a receber a primeira itinerância de “Fruturos – Tempos Amazônicos” que ficará aberta à visitação pública até 13 de setembro.

SERVIÇO

Exposição Fruturos – Tempos Amazônicos itinerância em Parauapebas

Classificação indicativa livre

Visitação: De segunda a sexta, das 10h às 18h, até 13 de setembro de 2024. Entrada gratuita!

Endereço: Centro Cultural Parauapebas – Rua 1, Quadra Especial, S/N – Bairro Alvorá, Parauapebas – PA, 68515-000.

(Texto: Jéssica Borges)

Deixe seu comentário

Posts relacionados