Funcionários do Instituto Chico Mendes também aderiram à paralisação, que é por tempo indeterminado
Servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes, no Pará, vão paralisar as atividades a partir de segunda-feira (12). A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada ontem, depois que a Associação dos Servidores do Ibama entendeu que não obteve uma resposta com relação às negociações com o Ministério do Planejamento, que vem acontecendo desde 2004 para ajuste do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. “A decisão foi tomada por unanimidade. Hoje nós vamos enviar informe para a superintendência e também avisar o público”, informou o presidente da Associação dos Servidores do Ibama, Otávio Lima.
Segundo ele, os serviços básicos internos serão mantidos com a atuação de 30% dos funcionários. No entanto, o atendimento ao público ficará totalmente paralisado. “Vamos ver o que é essencial para não prejudicar, principalmente o andamento de processos que podem prescrever”. A greve será por tempo indeterminado, até que seja apresentada uma contraproposta às reivindicações.
PERDAS
As principais reivindicações da categoria são reestruturação do Plano de Carreira e gratificação de titularidade, já que o órgão vem perdendo bons profissionais por conta desta falta de incentivo. “Os que têm títulos e são especialistas acabam passando em outros concursos e deixam o Ibama por conta da falta de incentivo, então estamos pedindo a gratificação e a permanência desses profissionais qualificados”.
Além disso, a categoria reclama da falta de gratificação de risco, principalmente para os servidores que atuam com a fiscalização. No total, 500 servidores do Ibama no Pará devem cruzar os braços a partir de segunda-feira. O Instituto Chico Mendes conta com 150 profissionais no Estado, que também devem parar as atividades.
Os servidores de Santarém, Brasília e Mato Grosso já aderiram à paralisação. No próximo sábado, segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Pará (Sintsep), haverá uma plenária em Brasília para discutir a situação. Em janeiro, servidores de todo o país paralisaram as atividades por 24 horas fazendo as mesmas reivindicações.
Fonte: Diário do Pará
[ad code=2 align=center]
1 comentário em “Funcionários do IBAMA entrarão em greve na segunda-feira (12)”
Comungo da idéia dos servidores do IBaMA pq o governo pretende congelar o salário dos servidores por dez anos. Então essa luta tbm tem que ser de todos, pois se o governo congelar o salário dos seus servidores, será que dos demais trabalhadores não serão congelados também?