Começaram na segunda-feira, 22, as inscrições para a seleção pública referente aos benefícios do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Semear). Quem tiver interesse em participar deve se inscrever, exclusivamente pela internet, utilizando o Sistema de Gestão de Projetos Culturais do Programa Semear (SGPSemear). O endereço é o www.sgp.fcp.pa.gov.br e as inscrições estão abertas até 16h59 do dia 06 de abril de 2016.
Os projetos culturais contemplados pelo programa devem abordar as áreas de artes visuais; circo; dança; música; literatura; museu, intervenção em bens móveis e imóveis de relevante interesse artístico e cultural; campanhas de conscientização, difusão, preservação e utilização de bens culturais, e instituição de prêmios em diversas categorias.
Orientações sobre os preenchimento dos formulários de inscrição e um guia completo sobre o sistema estão disponíveis no próprio SGPSemear. Para avaliar os projetos inscritos, serão designadas, pela presidente da Fundação Cultural do Pará, sete pessoas de notório saber e experiência no campo artístico-cultural, que irão compor a comissão de Avaliação dos projetos propostos na seleção pública do ano de 2016.
No ano passado, artistas de Parauapebas foram contemplados em outro edital lançado pela Fundação Cultural do Pará, o Prêmio Expressões Artísticas 2015. Os projetos selecionados foram:
-
“Parauabreak – Batalha de Dança de Rua”, inscrito por Marcos Araújo;
-
“Grafite e Difusão Arqueológica”, de Madson Silva;
-
“Música e Poesia”, de William Barros;
-
“Banda Vamberto e Convidados”, de Vamberto Pereira; e
-
“Isso não é sobre você”, de Wanderson Costa.
O limite máximo de valor orçamentário dos projetos culturais inscritos no Semear é de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). O edital completo pode ser acessado no site da Fundação Cultural do Pará (www.fcp.pa.gov.br).