Com apenas três anos de profissionalismo, o Cametá escreveu seu nome na histórica do futebol paraense. O Mapará conquistou a vaga inédita para a decisão do Campeonato Paraense, na tarde deste sábado, mesmo com a derrota para o Águia, por 3 a 1, no Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, na decisão da Taça Cidade de Belém, o primeiro turno.
Na partida de ida, em casa, o Cametá goleou o Águia, por 4 a 1. Com isso, poderia perder por até dois gols de diferença. Ao Azulão, restava ganhar por três gols de diferença. Neste caso, empataria no saldo, mas teria o regulamento a seu favor, já que tem vantagem no desempate por ter melhor campanha.
Além de conquistar o título simbólico, o Mapará também garante sua vaga na grande final. Caso conquiste também o returno, denominado Taça Estado do Pará, o clube cametaense se sagrará campeão antecipadamente.
Para fazer história
Desde que conquistou o acesso em 2009, O Cametá teve como melhor performance o terceiro lugar do ano passado, quando perderam a final do returno para o Independente, que acabaria sendo campeão estadual.
Com a conquista do turno, o clube ficou próximo da vaga da Série D deste ano e já tem presença assegurada na Copa do Brasil do ano que vem. Agora, a meta é repetir o feito histórico do Independente e conquistar mais um título para o Interior. Tabu este que foi quebrado em 2011, após mais de cem anos.
O jogo
Precisando vencer por três gols de diferença, o Águia partiu para o ataque no início e conseguiu abrir o marcador logo aos dois minutos, em falha da defesa do Cametá. Após cruzamento da direita, a bola passou à frente do gol e do goleiro Evandro. Sem marcação, zagueiro Charles concluiu de cabeça, dentro da pequena área.
Os donos da casa ainda poderiam ter ido para o intervalo com a vantagem de dois gols não fosse um erro do bandeirinha. Aos 38 minutos, o volante arriscou uma bomba de fora da área. A bola bateu no travessão e depois pingou dentro do gol e saiu. Na sequência, Evandro tirou de soco.
O segundo gol veio logo no início da etapa final. Aos sete minutos, o atacante Flamel recebeu passe do lateral Rayro e bateu no canto do goleiro. O gol incendiou a partida e o Azulão chegou ao terceiro, aos 23. Após cobrança de falta rápida, o atacante Wando escapou pela direita e bateu cruzado, no canto direito de Evandro.
O acanhado Estádio Zinho de Oliveira explodiu em alegria. Afinal, aquele resultado dava o título do turno ao Águia e ainda garantia a vaga na final. Aos 30 minutos, porém, o meia Ratinho acabou com a festa. Após contra-ataque, o atacante Marcelo Maciel tocou para o meio-campista, que mandou uma bomba no ângulo. Um golaço.
Segundo Turno
O segundo turno deverá começar amanhã (28), com o jogo entre Águia e Clube do Remo, às 20:30h, em Marabá. A Tuna Luso jogará às 15:30h da quarta-feira (29), no Souza, contra o Independente. Cametá e Paysandu também jogam na quarta-feira, sendo às 20:30h, em Cametá.. A primeira rodada do segundo turno fecha na quinta-feira (01), em Santarém, com o clássico entre São Francisco e São Raimundo, às 20:30h no Colosso do Tapajós.