Jovens de Parauapebas e Canaã dos Carajás podem mudar a história de suas vidas para sempre. Esta semana, eles iniciaram a aprendizagem de uma profissão, um dos principais meios para garantir a inserção qualificada no mercado de trabalho. Serão 40 jovens preparados para atuar como assistentes administrativos, resultado de uma parceria entre Secretaria Regional do Trabalho (SRT), Vale, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e poder público municipal.
Por meio do programa jovem aprendiz e com a oferta de qualificação profissional serão proporcionadas oportunidades de emprego seguro, renda e inclusão social para o grupo de jovens. Dentro do programa de capacitação, toda parte qualificação profissional será ministrada pelo Senai, com investimentos da Vale e a fase prática acontecerá nas secretarias das Prefeituras Municipais de Parauapebas e Canaã dos Carajás, totalizando tempo de formação de até dois anos.
O programa também oferece acompanhamento biopsicossocial realizado em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Sesi) com o objetivo de desenvolver habilidades socioemocionais, preparando este novo profissional para o mercado de trabalho em temas como: expressão e interação social, direitos humanos, e educação financeira.
Auditora Fiscal do Trabalho (SRT/PA), a doutora Deise Macola falou sobre a importância da parceria e da adesão de outras empresas. “Eu espero que outras empresas sigam esse exemplo dessa parceria, promovendo essa oportunidade aos adolescentes e jovens, de forma que possamos formar uma corrente. E que essa corrente faça com que esses adolescentes possam realmente ter uma oportunidade na vida, principalmente numa área tão importante para todos nós, que é a área do trabalho e que essa oportunidade de aprendizagem os leve a realmente conseguir que os seus sonhos sejam realizados”, declarou.
A iniciativa no sudeste do Pará é estratégica para a Vale. “Promovemos diversos programas voltados para a formação de mão de obra local. E com essa parceria, o objetivo é contribuir para que esses jovens encontrem um novo horizonte para sua realização pessoal e profissional, porque sabemos que muitas transformações de vida começam por essa oportunidade”, diz a gerente de Recursos Humanos da Vale, Vanessa Mendes. A parceria também foi firmada nos estados do Maranhão, Espírito Santo e em Minas Gerais.
(Ascom Vale)