O GGIM-Gabinete de Gestão Integrada Municipal se prepara para começar os trabalhos em 2015 com força total, e muitos são os desafios já pautados para serem discutidos nesta primeira reunião do ano, marcada para o próximo dia 05 de fevereiro.
Entre eles:
-
A criação de Câmaras Técnicas Setoriais de Segurança, a fim de envolver os mais diversos seguimentos da sociedade na discussão sobre Segurança Pública;
-
Cobrança junto aos órgãos de segurança para que haja mais celeridade nos processos, projetos e convênios voltados para o combate a criminalidade na cidade;
-
Mais diálogo entre os Membros. Acompanhamento, inclusive com encontros extraoficiais, semanais para discussão, dos indicadores da criminalidade;
“O mais importante nesse primeiro momento, é manter todos os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada : PC, PM, Judiciário, Executivo através da SEMSI, OAB, em constante diálogo. Porque através dessa troca de informações entre esses membros poderemos diagnosticar e aplicar as ações cabíveis que o momento exige” esclarece o Dr. Líbio Araújo Moura, Diretor do Fórum de Parauapebas.
Para o secretário de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Hipólito Gomes (foto), “esse diálogo frequente entre os membros do GGIM é muito importante, e será fortalecido, sobretudo, a partir do momento que as Câmaras Técnicas de Seguranças forem criadas, porque a partir delas, mais seguimentos da sociedade se farão representados dentro do GGIM, e, consequentemente, mais indicadores de criminalidade serão detectados e juntos, poderemos planejar ações concretas, pontuais e eficazes na luta por uma Parauapebas mais segura e tranquila de se viver” Finalizou o secretário.
Sobre o GGIM
Criado em novembro do ano passado, o GGIM é formado por representantes de vários órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, e prioriza o planejamento e execução de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade na cidade.
A sua criação é uma diretriz estratégica do Ministério da Justiça, com ações apoiadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), voltadas para construção de uma cultura de paz, através de trabalhos focados na segurança cidadã, com a participação efetiva dos agentes de segurança e da sociedade civil organizada.
3 comentários em “Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM se reúne na semana que vem para discutir medidas de combate à violência em Parauapebas”
não adianta colocar a guarda desarmada pq armada vagabundo já não respeita coisa que o secretario de segurança pretende fazer a GM já é uma realidade e tem um papel fundamental na segurança dos municípios no combate a criminalidade espero que principalmente o prefeito repense isso uma GM em são Paulo foi morta por usar a arma já ultrapassada acordaaaaa GM é policia vamos da mais condições a nossos guerreiros da segurança publica pq Parauapebas tem ladrão demais
não adianta colocar a guarda desarmada pq com arma ninguém respeita imagina sem coisa que o secretario pretende fazer a guarda já é uma realidade e faz um papel importante em vários municípios do Brasil no combate a criminalidade acordaaaa prefeitooooooo
O estudo dos índices de criminalidade é de suma importância para fazer o mapeamento da violência em nossa cidade. Mais sabemos que elevação da criminalidade é consequência da ineficácia das leis penais, onde se prende hoje e se solta amanhã, trazendo a certeza da impunidade pelo meliantes. Devemos nos mobilizar e estimular os legisladores preguiçosos para “endurecerem” mais as leis brasileiras.
E o outro motivo da crescente violência é o baixo efetivo policial em nossa cidade, onde pouco mais de 150 policiais se reversam para proteger quase 300 mil habitantes. Devido essa limitação não conseguem desempenhar sua principal função que é a segurança preventiva da nossa população. Torcemos para que as autoridades responsáveis por essa cidade possam se sensibilizar e buscar formas de colocar logo nas ruas, praças, escolas, locais públicos… os agente da GUARDA MUNICIPAL, que tenho certeza que vão contribuir e muito para a segurança da nossa cidade.