Depois da interdição da BR-158, em Redenção, no sul do Pará, o movimento de garimpeiros interditou, na noite desta quarta-feira (23), um trecho da PA-279 na altura do Rio do Cateté, no município de Ourilândia do Norte, também no sul do estado.
A reivindicação é mesma: o fim das fiscalizações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de combate aos garimpos clandestinos, assim como a cobrança do governo federal à legalização dessas áreas, localizadas no sul e sudeste do estado – algumas, em reservas indígenas.
Na tarde desta terça-feira (22), a Justiça Federal determinou que grupo desobstruísse a BR-158, interditada desde o último sábado (19), com aplicação de multa de R$ 50 mil por hora, em caso de desobediência.
Na manhã de hoje, a rodovia foi desbloqueada. O grupo passa a se concentrar em Ourilândia do Norte, afirmando que não tem prazo para liberar a rodovia.
Garantem, no entanto, que a cada 12 horas irão liberar por alguns minutos o tráfego na via, que é uma das principais ligações daquela área.
(Tina Santos)