Joaquim Ferreira de Alencar Neto, 20 anos, e a namorada dele parece que andam assistindo muitos filmes de aventuras românticas. Na noite do último sábado (16), já passava das 22h quando ele, num impulso hollywoodiano e movido pelo álcool, meteu o pé no acelerador do seu Ford Fiesta prata, placas JUQ-5516, e, ignorando a fiscalização, passou em alta velocidade pela portaria de acesso à Flonaca (Floresta Nacional de Carajás), seguindo pela Estrada Raimundo Mascarenhas, rumo ao Núcleo Urbano de Carajás.
O motivo foi uma provocação feita pela namorada dele, que o desafiou a invadir a portaria da Flonaca para vê-la naquela noite. Após a “façanha”, Joaquim Neto seguiu pela rodovia e, a certa altura, acabou causando acidente que poderia ter-lhe custado a vida. Ao passar para a contramão ele foi em direção à camionete L-100, Triton prata, placas NSR-5536, cujo condutor, que não teve o nome revelado, para não bater de frente, desviou bruscamente vindo a tombar o veículo.
Chamada pela fiscalização da portaria da Flonaca, a Polícia Militar saiu no encalço do jovem e encontrou no local do acidente, dormindo dentro do carro, cujos dois pneus do lado direito não mais existiam. Estouraram e ele, mesmo assim, seguiu dirigindo perigosamente.
Levado para a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, Joaquim Ferreira de Alencar Net recebeu a assistência do advogado Wilson Santana, que minimizou a quase tragédia, classificando como “uma aventura amorosa”, recolheu fiança no valor de dois salários mínimos, R$ 1.996,00, foi liberado pelo delegado de plantão por volta das 4h da madrugada de domingo (17).O caso está registrado no Boletim de Ocorrência 000712019.1123786.
(Caetano Silva)