Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Gasolina chega a Canaã e motoristas formam fila quilométrica

Situação no município é caótica em todos os setores públicos e nos supermercados já faltam alimentos essenciais
Continua depois da publicidade

As cenas da famosa série norte-americana “The Walking Dead”, que retrata o drama de uma vida pós-apocalíptica, nunca foram tão bem representadas nos dias atuais. O caos nas cidades, devido à interdição das rodovias, tem promovido uma verdadeira corrida contra o tempo até no comércio de Canaã dos Carajás. Após o pronunciamento do presidente Michel Temer, na noite do último domingo (27), os caminhões-tanque têm conseguido, ainda que de forma lenta, chegar a algumas cidades, ainda que os caminhoneiros não tenham recuado.

Em Canaã dos Carajás, a notícia de que em um único posto de combustíveis, localizado na Avenida Weyne Cavalcante, próximo ao Bairro Novo Horizonte, já havia combustível, provocou alvoroço, mesmo com a gasolina já na casa dos R$ 5,00. Centenas de pessoas formaram uma fila quilométrica na manhã desta terça-feira (29) em busca de abastecimento.

O resultado tem sido praticamente o mesmo em todos os segmentos. Nos supermercados já é possível encontrar prateleiras vazias, faltam frutas, legumes, hortaliças, ovos, além de outros alimentos. Na saúde, alguns atendimentos nas Unidades Básicas foram suspensos e os profissionais serão divididos em duas equipes para trabalhar em escala de seis horas.

Foi suspensa a Campanha de Vacina na Zona Rural e o estoque de medicação também está comprometido nas farmácias, no Hospital Municipal “Daniel Gonçalves” o estoque de sangue está baixo, o fornecimento de refeições a acompanhantes de pacientes foi cortado, todos os exames e consultas de pacientes realizados fora do município foram suspensos, o setor de Raio-X  estará atendendo somente os casos de urgência, todas as cirurgias eletivas foram suspensas devido ao desabastecimento de soro fisiológico e de alguns medicamentos.

Na área da Educação, ainda não há previsão para o retorno de cerca de 10 mil alunos da rede pública às salas de aula. Na Secretaria de Desenvolvimento Social, os serviços de convivência para crianças e idosos também estão suspensos. Por falta de diesel, parte das máquinas da Secretaria de Obras está parada.

Na Secretaria de Trânsito e Transporte (Settran), as viaturas já estão paralisadas. No SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) apenas ligações e reparos de redes estão mantidos. Os serviços de fiscalização serão mantidos enquanto houver combustível nos tanques dos veículos.

Deixe uma resposta