O presidente Lula (PT) e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), estiveram reunidos nesta quinta-feira (13) com o presidente do conselho da China Communications Construction Company (CCCC), Wang Tongzhou. A CCCC é a maior construtora da China.
Nesta sexta (14), Barbalho e Tongzhou assinarão o Memorando de Entendimento da Ferrovia do Pará, sobre a intenção da empresa de investir na construção e posterior operação da ferrovia. A obra prevê investimentos de R$ 7 bilhões. A malha proposta interligará o porto de Vila do Conde, em Barcarena, no nordeste do Pará, a municípios do sudeste paraense, e de lá até Açailândia, no Maranhão, com a Ferrovia Norte-Sul.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará (Sedeme), a terceira fase do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) vem evoluindo rapidamente. O estudo avalia a viabilidade do tronco principal do projeto, que deve ter 515 km de extensão, passando pelos municípios de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Moju, Tailândia, Abel Figueiredo, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Paragominas, Rondon do Pará, Tomé-Açu e Bom Jesus do Tocantins, deixando Marabá de fora do traçado original.
De acordo com o governador, trata-se de um dos mais importantes projetos estruturais e de desenvolvimento da Região Norte do Brasil e o maior investimento internacional em andamento no país, e que, ao mesmo tempo, reforça os laços do Pará com o povo chinês. O protocolo servirá de orientação para futura negociação e assinatura de convênios, acordos e outros termos que possam ajustar as necessidades do corredor ferroviário.
(Fonte: Metrópoles)