Brasília – Nesta terça-feira (27), as afiliadas da TV Globo realizam o último debate entre os governadores em 26 estados e no Distrito Federal. Na quinta-feira (29), também na Globo, ocorre o terceiro e último debate com os candidatos à Presidência da República, sempre após a novela Pantanal.
A cinco dias das eleições de 2 de outubro, o calendário de debates no 2º turno — se houver —,estão com as datas agendadas.
Na quinta, para o debate presidencial, foram convidados, conforme exige a legislação, os sete candidatos cujos partidos possuem no mínimo cinco deputados federais: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D´Ávila (Novo) e Padre Kelmon (PTB). A programação começa às 23h, deve durar três horas.
Os candidatos aos governos estaduais se enfrentam em quatro blocos. No primeiro e no terceiro, os temas serão livres. No segundo e no quarto, determinados. O último bloco está reservado para as considerações finais.
2° turno
O debate de presidenciáveis na Globo é o último antes do primeiro turno. Caso haja um segundo, devem ser realizados mais quatro debates:
09/10 (domingo): TV Bandeirantes.
17/10 (segunda-feira): Rede TV!
22/10 (sábado): Estadão, Rádio Eldorado, SBT, CNN, Veja, Nova Brasil FM e Terra.
28/10 (sexta-feira): TV Globo.
O primeiro turno está marcado para 2 de outubro e o segundo turno, se houver, para 30 de outubro. Além de presidente, os eleitores escolhem neste ano governadores, senadores, deputados federais, deputados distritais e deputados estaduais.Ao todo, foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 12 candidaturas na disputa à Presidência da República.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.