O governador Helder Barbalho lançou em Belém, nesta quinta-feira (10), o Programa Obesidade Zero, que tem como meta realizar 480 cirurgias bariátricas por ano, através de videolaparoscopia. O acesso gratuito à cirurgia bariátrica será destinado aos pacientes obesos encaminhados pela equipe médica, após avaliação.
O programa é pioneiro no Brasil e pretende acabar com as filas para atendimento especializado na área da saúde pública. As cirurgias serão realizadas nos hospitais Jean Bitar e Galileu, ambos na capital.
“Quero valorizar a sensibilidade desta iniciativa: estamos dando satisfação para pessoas que necessitam deste serviço para sobreviver e melhorar a qualidade de vida. Não será a condição social e financeira que vai definir quem pode fazer cirurgia bariátrica no estado do Pará,” ressaltou Helder.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o Pará vai sair de cinco para quase 500 cirurgias por ano. Para participar do programa, é preciso que o paciente possua um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40 kg/m2; aqueles com IMC entre 35 e 40 kg/m2 serão aceitos em caso de pelo menos uma doença associada à obesidade – diabetes, pressão alta, colesterol alto, gordura no fígado, artrose ou doenças dos vasos das pernas.
Interessados em realizar a cirurgia bariátrica devem acessar o portal da Secretaria de Saúde do Pará ou do próprio Programa Obesidade Zero.