Na manhã deste domingo (30), o governador do estado, Helder Barbalho visitou a Escola Estadual Dom Alberto Gaudêncio Ramos, em Ananindeua, região metropolitana de Belém, para registrar seu voto no segundo turno das eleições presidenciais. Ele estava acompanhado pela esposa, o filho mais velho do casal e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o deputado estadual reeleito, Chicão (MDB).
“Estou festejando a democracia. A importância de termos um processo transparente, um processo democrático, que permita que o povo brasileiro vá às urnas e conclua o ciclo das eleições 2022, escolhendo o futuro do país,” disse o chefe do Executivo estadual, na ocasião.
Ele destacou o aparato de segurança colocado nas ruas, à disposição do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), com o objetivo de garantir a segurança dos eleitores durante o pleito. Entre eles, o efetivo das polícias Militar e Civil, além dos demais órgãos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
No primeiro turno das eleições deste ano, realizado no dia 2 de outubro, Helder Barbalho foi reeleito ao governo do estado, com mais de 70,41% dos votos válidos, se tornando o governador mais votado do país e o primeiro na história do Pará a vencer um pleito sem necessidade de segundo turno.
Independente do resultado das eleições presidenciais, ele almeja que seja possível um diálogo entre o Poder Executivo federal e estadual, para firmar parcerias que beneficiem o estado e sua população, e sobretudo que seja dada mais atenção ao seu recurso natural maior. “E, particularmente, que nós possamos ter um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. Que ela seja enxergada como uma grande oportunidade, não só para nós que moramos aqui”, concluiu Barbalho.