Por Ulisses Pompeu – de Marabá
O governador Simão Jatene chega a Marabá amanhã, terça-feira, dia 7, para participar da cerimônia de inauguração de mais 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Regional Público do Sudeste “Dr. Geraldo Veloso”. Esta é a primeira etapa da ampliação daquela casa de saúde que atende a média e alta complexidade de vários municípios desta região, que tem uma população superior a 1 milhão de habitantes.
Participam da cerimônia de inauguração, além do governador, o coordenador dos hospitais regionais e metropolitano do Pará, Artur Lobo, o secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco, além, de representantes da 11ª CRS (Centro Regional de Saúde) da Sespa.
Com a demanda dos novos leitos de UTI, o Regional já contratou 35 profissionais de enfermagem, dois fonoaudiólogos e oito médios intensivistas, mas outros técnicos como fisioterapeutas serão contratados para atuar na nova Unidade de Terapia Intensiva.
A nova UTI também conta um leito especial para receber pacientes obesos a partir de 150 quilos. Todos os leitos da nova UTI têm reajuste eletrônico, o que oferece mais conforto aos pacientes e aos colaboradores do hospital, que não precisam fazer tanto esforço para reclinar uma cama.
Com esses novos leitos de UTI adulto, a previsão é que o número de pessoas atendidas salte para 90 internações por mês, exatamente o dobro dos números atuais, salvando mais vidas de Marabá e região.
Logo após a inauguração, o HR dará início à construção do prédio de hemodiálise, onde serão instaladas mais 20 máquinas que serão disponibilizadas para a região do sudeste do Estado, o que vai contribuir para zerar o TFD dos pacientes com problemas renais crônicos. Também será construída a estrutura para a administração do hospital, e ainda o prédio de ensino e pesquisa, porque a partir de 2013 o HR terá o status de hospital-escola, para abrigar alunos dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e biomedicina da Uepa e UFPA.
Quando o Centro de Hemodinâmica do HR estiver funcionando, a equipe médica do Regional poderá realizar procedimentos delicados, como cateterismo, colocação de marca passos, dilatação das artérias coronárias e angioplastia.
Também haverá uma central de resíduos sólidos com lixos autoclaváveis, de acordo com as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e de sustentabilidade do meio ambiente. A área de acolhimento aos pacientes também deverá ser ampliada e um mamógrafo deverá ser instalado para ajudar a diagnosticar e prevenir casos de câncer de mama.
2 comentários em “Governador Simão Jatene inaugura amanhã mais 10 UTI’s no Hospital Regional em Marabá”
minha tia ta esperando uma operação há 4 meses e até hoje ela não conseguiu; por que isso ,se aumentou o numero de uti .pocha ela chora todos os dias .e o mioma vai crescendo cada vez mais o que faremos ….;………
Até que enfim Sr. Simão Jatene ! É incrivel como o HOSPITAL REGIONAL de Marabá seja capacitado para atender as regiões Sul e Sudeste do Pará. Com apenas 10 leitos, tem que atender as duas regiões, sendo que semana passada faleceu um idoso da minha cidade São D. do Araguaia ddevido não haver leitos para internação. Isso é uma vergonha !!!