A Agência Texto Final de Notícias, por meio do seu núcleo de Auditoria de Imagem, analisou a presença dos governadores na internet durante 2011 e quais notícias renderam picos de citações. O levantamento aponta que, entre os 27 chefes de Executivo estadual, oito se destacaram na internet por denúncias e escândalos: Tião Viana (PT-AC), Siqueira Campos (PSDB-TO), José de Anchieta Júnior (PSDB-RR), Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL), Simão Jatene (PSDB-PA), Eduardo Campos (PSB-PE), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN).
Solidariedade às vítimas
Diversos acidentes também alavancaram as menções aos governadores. Seis deles se destacam, por comentarem os fatos, ou por terem familiares envolvidos, ou pela visita às vítimas: Wilson Martins (PSB-PI), Marconi Perillo (PSDB-GO), Tarso Genro (foto), do PT, Beto Richa (PSDB-PR), Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Ricardo Coutinho (PSB-PB). O governador fluminense, por exemplo, teve um boom de citações, quando um acidente aéreo, em junho, matou a namorada do filho dele. Um pouso forçado de helicóptero teve o mesmo efeito sob o nome de Richa. Perillo e Tarso visitaram parentes de vítimas ou locais de acidentes. Familiares de Coutinho se envolveram em um acidente automobilístico e Martins lamentou o acidente de um político.
Ranking de presença
O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), foi o que teve maior presença na internet neste ano. Destaque para a participação de eventos que geraram pautas positivas, logo no início do mandato, ainda em fevereiro. “O grande número de menções pode ser explicado da seguinte forma: um bom volume de pautas geradas pela assessoria de imprensa do governo estadual, às vezes parte da imprensa local governista, é igual a muitas citações”, analisa o coordenador do levantamento, jornalista Cassiano Sampai