Se depender do prefeito Darci Lermen, Parauapebas vai ser a cidade mais asfaltada do Brasil. O governo dele abriu concorrência para escolher, na primeira semana de agosto, a empreiteira que vai construir redes de drenagem e pavimentar ruas do Bairro Esplanada e adjacências. O valor estimado do investimento é de R$ 16,115 milhões. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu nesta quinta-feira (22).
Serão cerca de 7,6 quilômetros de drenagem e asfalto em, pelo menos, 30 vias públicas de um bairro que todo mundo vê, mas quase ninguém sabe onde fica: em frente à Havan, nas proximidades do cruzamento onde se localizava o antigo viaduto. Inclusive, pela nova configuração urbana estabelecida na Lei nº 4.879 (a chamada Lei dos Bairros), sancionada pelo prefeito Darci em junho do ano passado, o Bairro Esplanada fica na zona central da cidade, vizinho ao Bairro Paraíso.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras (Semob), responsável pela licitação do asfalto e drenagem, os serviços visam atender a diversas queixas da comunidade, que tem clamado por melhorias na infraestrutura do Esplanada, bem como por mais segurança. Técnicos da secretaria estiveram no bairro, fizeram levantamentos e constataram a necessidade de realizar as intervenções.
“Os serviços vão garantir fluidez do trânsito, segurança para pedestres e motoristas e melhorar a circulação para acessar outros bairros importantes, como o Bairro da Paz e o Guanabara, além da Avenida Liberdade”, destaca o secretário municipal de Governo, Keniston Braga, que tem acompanhado atentamente as obras de infraestrutura realizadas em Parauapebas e cuja finalidade é tornar a cidade mais moderna e referência em mobilidade na Região Norte.
Um levantamento do Blog do Zé Dudu — a partir de indicadores sociais do Cadastro Único atualizados em maio deste ano pelos declarantes — mostra que Parauapebas é, hoje, a cidade com maior cobertura de pavimentação do Pará, com alcance de 77%, mesmo entre a população carente. Bate Ananindeua (71%), Belém (68%), Castanhal (65%), Tucuruí e Canaã dos Carajás (ambas com 63%) e Paragominas (62%).
Oportunidades
Vêm empregos por aí. O Blog calcula que cerca de 300 postos de trabalho, diretos e indiretos, devem ser criados na frente de trabalho que passará pelas 30 ruas do Bairro Esplanada. Além das oportunidades na área de construção civil, o comércio de materiais de construção também será aquecido, já que muitos insumos para realização das intervenções serão adquiridos no comércio local.
VEJA OS LOGRADOUROS QUE VÃO RECEBER DRENAGEM E ASFALTO
- Avenida das Flores — 708 metros
- Avenida das Flores (continuação) — 704 metros
- Rua Cóleus — 245 metros
- Rua Acalifas — 118 metros
- Rua Acalifas (continuação) — 101 metros
- Rua Verbenas — 216 metros
- Rua Antúrio — 355 metros
- Rua Antúrio (continuação) — 69 metros
- Rua Violeta — 129 metros
- Rua Violeta (continuação) — 75 metros
- Rua Boungainville — 135 metros
- Rua Petúnia — 308 metros
- Rua Capanema — 411 metros
- Rua Soure — 95 metros
- Rua Soure (continuação) — 116 metros
- Rua SN — 42 metros
- Rua SN 1 — 409 metros
- Rua SN 2 — 131 metros
- Rua SN 4 — 42 metros
- Avenida Sálvia — 456 metros
- Avenida Floriano Peixoto — 586 metros
- Avenida Floriano Peixoto (continuação) — 130 metros
- Avenida Jânio Quadros — 498 metros
- Avenida Jânio Quadros (continuação) — 498 metros
- Avenida Liberdade — 168 metros
- Avenida Liberdade — 241 metros
- Rua Costa e Silva — 150 metros
- Rua Epitácio Pessoa — 150 metros
- Rua Afonso Pena — 149 metros
- Rua Artur Bernardes — 152 metros