Ocorreu neste sábado (3), em Itaipavas, uma ação ambiental por parte do governo municipal de Piçarra: a soltura de filhotes de quelônios e tartarugas da Amazônia aos seus habitats naturais.
Com o objetivo de repopular o Rio Araguaia, a soltura é resultado das ações de conservação promovidas pelo projeto Quelônios do Araguaia, que completa 17 anos em 2018, tendo devolvido à natureza, aproximadamente, 79 mil filhotes desde a sua criação.
Houve ainda a participação ativa da Secretaria de Educação, a partir de dois projetos importantes: “Alunos Nota 10” e “Práticas Pedagógicas Inovadoras”, com professores da rede municipal idealizando projetos, os colocando em prática e obtendo bons resultados.
“Nosso trabalho é muito importante para a natureza, mas precisamos que cada um dos senhores possam nos ajudar no monitoramento, para garantirmos a sobrevivência de cada um dos filhotes soltos. Tenham certeza que daremos continuidade às ações previstas para os próximos anos,” disse o prefeito de Piçarra, Wagne Machado.
Além do prefeito, participaram do evento os seus secretários, o presidente da colônia de pescadores, professores, alunos do projeto “Alunos Nota 10” e moradores da Vila Itaipavas.