Governo do estado lança condomínio fechado para policiais militares em Marabá

Na primeira etapa, serão construídos 350 apartamentos, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2024

Continua depois da publicidade

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e do Fundo de Assistência Social da Polícia Militar, lançou na manhã desta quarta-feira (12) o projeto habitacional do Condomínio Boulevard Tocantins, no município de Marabá. Nesta primeira etapa, serão construídos 350 apartamentos, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2024.

O residencial é reflexo de uma das prioridades que o governador Helder Barbalho tomou para si ao assumir seu primeiro mandato: promover seguridade para os servidores da segurança pública do estado. É o que lembra João Chamon Neto, secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará: “Nós temos histórico, inclusive, que às vezes onde mora o policial ele sente-se inseguro até de colocar a sua farda no varal, para não identificar que ali mora um PM”. Ele reforça que a iniciativa foi viabilizada com suporte do coronel PM José Dilson Melo de Souza Júnior, comandante geral da PMPA.

“É um projeto que visa garantir segurança aos militares, e que também vai proporcionar lazer. O condomínio vai contar com playground, churrasqueira e salão de festas, para que os policiais tenham acesso a uma moradia digna e segura,” explicou o coronel Moisés Costa da Conceição, diretor do Fundo de Assistência Social da Polícia Militar.

Com apartamentos de 50,7m², sem sacada, e 51,2m² com sacada, o Boulevard Tocantins Residencial terá 22 torres de três andares, mais o térreo, com 16 apartamentos em cada uma. Conforme Danilo Jorge, engenheiro civil responsável pela obra, o condomínio possui em torno de 23 mil metros quadrados de área total e contará também com área de lazer com piscina adulto e infantil e área de convivência. O residencial terá também poço artesiano e estação de tratamento de esgoto próprios. Para garantir a segurança, haverá portaria 24 horas e, posteriormente, outras medidas podem ser adotadas conforme decisão dos moradores.

Ele acrescentou que o diferencial em relação aos financiamentos em geral é que a entrada para o policial será de 10% do valor do imóvel, e o banco financiará os 90% restantes. O Banpará oferecerá taxas de juros de 0.66% ao mês, e a partir de 7.9% ao ano.

Segurança

O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, enfatizou que uma das prioridades do governador Helder Barbalho foi promover segurança para aqueles que, no dia a dia, trabalham pela segurança dos cidadãos paraenses. Segundo ele, a Polícia Militar tem uma história fantástica, que precisa ter, do governo do Estado, a sensibilidade da proteção aos homens que fazem a segurança de todos.

“O governador Helder Barbalho viabilizou este projeto, o [comandante-geral da PM] Dilson Júnior, têm sido um baluarte no sentido de que iremos brevemente inaugurar em Marabá 350 apartamentos, que os policiais terão a oportunidade de financiar pelo Banco do Estado do Pará com juros específicos, para que eles possam ter aqui a sua moradia,” frisou.