O governo do Estado do Pará lança nesta terça-feira, 25, às 16h, no Palácio de Governo, o programa Pacto pela Produção e Emprego. Trata-se de um conjunto de medidas destinado a estimular a produção, a manutenção do emprego e a criação de oportunidades de trabalho aos paraenses. As principais ações são a desoneração de alguns tributos, simplificações de licenciamentos, qualificação profissional, entre outras ações.
O anúncio de todas as medidas será anunciado em cerimônia com presença de representantes do setor produtivo e dos trabalhadores, entre outras instituições. Ao final da apresentação, será realizada coletiva com a imprensa, que também receberá material com detalhamento das ações.
O conjunto de ações, de caráter imediato, foi determinado pelo governador Simão Jatene, visando estimular a economia para manutenção do emprego e criar novas oportunidades. O Pará tem resultado primário positivo e está entre os oitos Estados brasileiros a manter o seu equilíbrio fiscal com o melhor desempenho na relação dívida/receita líquida corrente.
Dados divulgados na última sexta-feira, 21, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) demonstram que a crise econômica já causou a perda de 494,3 mil empregos entre janeiro e julho deste ano. No Pará, apesar do saldo positivo em julho de 2,6 mil empregos, um dos três Estados com saldo positivo no mês, o saldo entre janeiro e julho deste ano é negativo em -7,4 mil postos de trabalho.