Governo do Pará quer rodeio para popularizar palco de Brasil e Argentina

Continua depois da publicidade

Após vistoria, o Mangueirão está liberado para receber 42 mil torcedores no domingo. Foto: Antonio Cícero/vc repórter

Estádio do Mangueirão, em Belém, será palco do jogo entre Brasil e Argentina, pela Copa Rocca

Os organizadores do rodeio de Barretos, em São Paulo, foram convidados pelo Secretário de Esportes do Pará, Marcos Eiró, para realizarem um evento semelhante a maior festa de peão do país no Estádio do Mangueirão, palco do amistoso entre Brasil e Argentina, válido pela Copa Rocca. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a ideia do governo estadual é revitalizar a popularização do local, que perdeu importância esportiva nos últimos anos devido a queda de clubes de massa como Pará, Remo e Tusa Luso.

Outra medida tomada pelo governo do Pará é uma reforma emergencial do Mangueirão. O local terá uma injeção de R$ 2 milhões para sediar o jogo contra a Argentina, marcado para o dia 28 de setembro. O palco, inaugurado em 1978 e reformado em 2002, será pintado, terá o seu entorno asfaltado, a área de aquecimento receberá grama sintética, e o banco de reservas, revestimento de couro. Lembrando que, em 2011, o estádio recebeu apenas seis partidas, e a partida da Copa Rocca deverá ser a última este ano.

3 comentários em “Governo do Pará quer rodeio para popularizar palco de Brasil e Argentina

  1. Andressa Schrank Responder

    ORGANIZADORES DE RODEIO – Os independentes

    comunicacao@independentes.com.br, parque@independentes.com.br, katia@independentes.com.br, lojavirtual@independentes.com.br, ouvidoria@independentes.com.br, m.murta@independentes.com.br, juliana@independentes.com.br

    Rodeios – Palcos de Torturas

    Nos bastidores dos rodeios acontece outra festa do peão. Um show de covardia em que animais são espancados e torturados para parecerem selvagens.
    Com sua ajuda essa crueldade pode acabar, não incentive os rodeios.
    Além de tortura prévia, como choques e espancamentos, os rodeios utilizam artifícios cruéis para estimular os animais a pinotear.
    Sedém: tira de couro ou crina usada para comprimir a virilha e os genitais.
    Peiteira: tira de couro amarrada ao redor do tórax, provocando dor e sensação de asfixia.
    Sinos: pendurados na peiteira, os sinos produzem som causando pânico.
    Esporas: aplicadas no baixo-ventre e no pescoço, produzem lesões no couro e até nos olhos. Quanto mais o peão esporear, mais pontos ganha.
    Os maus tratos sofridos pelos animais, principalmente a crueldade do sedém, são mencionados em farta documentação por meio de laudos de profissionais como: Profa. Dra. Irvênia de Santis Prada – USP, Prof. DR. João Palermo Neto – USP, Profa. Dra. Júlia Matera – USP, além do laudo técnico do istitudo de criminalística Carlos Èboli.
    A legislação brasileira dá amplo respaldo para a condenação da crueldade contra os animais, e isso inclui o uso do sedém. A própria Constituição Federal veta maus tratos e crueldade e a Lei dos Crimes Ambientais define como crime os maus tratos a qualquer animal.
    Nos tribunais brasileiros, o uso do sedém vem sendo condenado em numerosas decisões judiciais. A exemplo, o Des. Relator José Geraldo de Jacobina Rabello sentenciou: “O documento da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP define o sedém com instrumento que visa produzir estímulos dolorosos aos animais para determinação de alterações em seu comportamento.
    Desse modo, defiro a liminar pelo não uso do sedém no torneio.” (Processo 29158.3/0-00- Agravo de instrumento, 25/10/1996).
    Uma festa em que o sofrimento de animais faz parte do espetáculo não pode continuar. Chega de rodeios!

  2. karla Ataide Responder

    Sr. Secrétario

    O sr. perguntou ao povo se ele concordará com esse tipo de atividade?
    Rodeio não é cultura é TORTURA e muito menos faz parte da CULTURA paraense.
    Porque em vez de importar esse tipo de pratica, dita como cultural, o Sr não usa o espaço público para promover atividades lúdicas, pacificas e que vem de encontro aos verdadeiros ideais de justiça social e ambiental que a amazônia tende a promover!
    Rodeio é babaquice e pode ter certeza que se isso acontecer, mobilizaremos o seguimento ambientalista dos movimentos sociais contra esse absurdo descomunal!

  3. José Oliveira Responder

    Mesmo depois do assassinato brutal de um ser inocente e o total repúdio que a sociedade vem manifestando contra o rodeio é isso mesmo que vocês querem fazer para popularizar o estádio? O Brasil é um país de várias culturas e tenho certeza que se vocês usarem um pouco de inteligência irão encontrar algo realmente benéfico para a sociedade e que também atraia público ao invés dessa crueldade que é o rodeio.

Deixe seu comentário

Posts relacionados