O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), lança o novo edital do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura para 2023. O objetivo do concurso é incentivar a produção artística e cultural da Amazônia paraense. Cerca de 200 propostas inéditas deverão ser premiadas no próximo ano, em diversos segmentos.
Artistas, produtores culturais, arte-educadores, entre outros profissionais atuantes nas linguagens artísticas descritas no edital, que tenham residência fixa comprovadamente no Estado do Pará e com idade igual ou superior a 18 anos, poderão inscrever suas propostas até o dia 2 de fevereiro. As inscrições devem ser realizadas por meio de um formulário virtual.
O valor destinado às propostas é de R$ 6 milhões, que será distribuído aos inscritos nas áreas de artes visuais, teatro, dança, circo, artes musicais e literárias, audiovisual, design e moda, diversidade cultural e transformação social. Dos prêmios, 40% serão destinados a candidatos da Região de Integração do Guajará, e 60% aos das demais regiões.
A premiação viabiliza a realização de shows, espetáculos, ocupações públicas, mostras, exposições, festivais, concertos, feiras culturais, instalações, exibições, performances, livro de artista, desfiles de moda, produções audiovisuais, produções artísticas para ambiente virtual, narrativas orais, práticas educativas que resultem em um produto físico e/ou virtual, entre outras categorias similares da arte e da cultura, exceto publicação de obras literárias impressas ou digitais.
O edital de 2023 apresenta-se como uma ação de promoção e democratização do acesso aos recursos para o fomento de bens e serviços artísticos e culturais e surge como estratégia para a valorização e visibilidade da produção e inovação artísticas no âmbito das artes e da cultura do Pará.
Eventuais informações podem ser obtidas pelo e-mail editalproducao2023@gmail.com. Para garantir um adequado suporte aos proponentes, somente serão respondidos por ordem de chegada os e-mails enviados até às 14h do penúltimo dia do edital, no horário de Belém, com dúvidas cujas respostas não estejam contempladas no edital e seus anexos.
Confira o edital: