Greve: governo e funcionários tentam conciliação em Parauapebas

Continua depois da publicidade

imageDurante toda a manhã de hoje, 3, sexta-feira, servidores públicos ocuparam o prédio da Prefeitura de Parauapebas na tentativa de assegurar a negociação da pauta apresentada na mesa de negociação: reajuste salarial, vale alimentação e melhores condições de trabalho.

Enquanto isto acontecia no Fórum de Parauapebas uma Audiência de Conciliação moderada pelo Ministério Público e pela juíza de direito .

A reunião tem como objetivo pactuar o retorno dos servidores aos seus cargos, o que provocou um caos tanto para a administração quanto para a população que precisa dos serviços públicos.

Os servidores reclamam da intransigência do chefe do executivo na negociação dos pontos discutidos e da inflexibilidade nos percentuais do reajuste salarial e ainda do valor exigido para o vale alimentação.

Os servidores usaram ainda como ponto de protesto a PA 275, o cruzamento conhecido como rotatória da Rua 14. O ato interditou as ruas E e F, provocando enorme congestionamento nos arredores.

Conciliação
Não houve acordo entre as partes e a greve deve continuar pelo menos até a próxima segunda-feira, data em que a juíza Adelina deverá sentenciar a legalidade da greve. O índices apresentados pelo governo e pelos sindicatos são divergentes e esta é a grande questão que impossibilita um acordo

Para os representantes dos servidores o prefeito ignorou o apelo por conciliação feito pela juíza.

Já para os representantes do governo municipal, chegou-se no limite responsável do que poderia ser negociável. O governo diz que oferece ao servidor ganho real de 3,8% e vale-alimentação, fato que jamais ocorreu neste município, além de melhorias nas condições de trabalho como o Serviço especializado e medicina do trabalho, ampliação do Programa Bem-estar do trabalhador, implantação dos serviços de primeiros socorros no Centro Administrativo e capacitação contínua. Além disso, afirma o representante do governo, a prefeitura convidou os sindicatos para discutir a elaboração do Plano de Cargos e Salários, fornecerá uniformes e Plano de saúde aos servidores.  

Foto e informações Francesco Costa

42 comentários em “Greve: governo e funcionários tentam conciliação em Parauapebas

  1. Cauan Pirí Responder

    É lamentável um empregado do setor público não ser demitido! É por essa razão que só existe porcaria nas prefeituras. Profissionais competentes, com foco e visão de carreira não se acomodam com concursinhos de meia tigela das prefeituras. Sou um profissional que ganho muito bem no setor privado, pois este não tolera gente mediocre. Sou muito a favor do projeto de lei de acabar com funcionalismo publico. Pivatizar todo os serviços de uma prefeitura seria uma grande mudança para melhor.

  2. Cauan Pirí Responder

    SÓ DEIXO UMA PERGUNTA: Quem seria o substituto do prefeito (sr. Valmir), caso ele deixasse a prefeitura? Teriamos que buscar um novo prefeito de onde? Minas, São Paulo, Maranhão? Essas carniças daqui da cidade, só sabem falar mau, porém nenhum tem competencia para administrar.

    • rei Responder

      Hoje parecia dia 1de abril o velhote deu sua tao almejada entrevista a socidade e as classes sindicais.uma indagacao ficou no ar.ora ad verbas p educacao. saude.seguranca etc nao vem juntas .isto e cada orgao tem sua verba no caso da educacao a verba vem do FUNDEB .e cim paga os funcionarios em fim os custos.ao fim de cada ano letivo sobra um valor do fundeb .e ai cade este dinheiro .e seu valmir fale o certo p populacao nao engane dizendo que nao ha recurso fica dando informacao errada pois cada secretaria tem sim seu dunheiro.valorize os funcuonarios eles merecem.

  3. Lampião Responder

    Esse governo é um fracasso, lixo nas ruas, vans sucateadas e servidores em greve, uma lástima, desse jeito não dá só calote.FORA VELHOTE!

  4. Observador Responder

    Vamos largar de enrolação e vamos o Parauapebas a limpo?
    Não há o que temer, tudo deve ser esclarecido ao público, afinal não é tudo nosso!!
    Voces aí, ELEITOR ARREPENDIDO JÚNIOR:
    Sei que voce é muito bem informado e tá na hora da gente saber onde toda essa grana que entra no conta da prefeitura de Parauapebas vai parar:

    Tem que ser mostrado centavo por centavo!
    Cade os vereadores?
    Cade o Ministério Público Estadual e Federal? Tão fazendo o que os fiscais do povo e do bem comum?

    É muita grana que rola, cadê escola, esgoto, asfalto, postos de saúde, postos policiais, centro comunitários e tudo mais que o cidadão precisa?

    Vamos colocar as cartas na mesa e quem não aguentar pede pra sair.

    Prefeito, se estão te sufocando, diga que é?

    Aguardamos respostas!!

  5. Anônimo Responder

    ESSA É A CARA DO BRASIL.SETORES QUE ADMITEM MAUS PROFISSIONAIS.JÁ VI FAMÍLIAS DE PREFEITOS QUE SE BENEFICIAM E SE DIVERTEM COM DINHEIRO DE BOLSA ESCOLA, JÁ VI PROFESSOR PEGAR UM MÊS DE ATESTADO PORQUE O COMPADRE DO PADRINHO DO GENRO DO AMIGO DO CUNHADO SUBMETEU-SE A UMA PEQUENA CIRURGIA.

    • rei Responder

      E assim mesmo peco pro s valmir devolver o salario dele que. foi reajustado e ficar c os proventos dos professores .

  6. Allyne Responder

    Esse Cauan deve ser um frustrado. Nunca deve ter passado em um concurso público… por isso o rancor. Tadinho dele.

  7. Anônimo Responder

    não deem ibope para esse dsastrado do piri, pois ele tá é com inveja.
    piri, piri inveja mata piri cuidado com essa inveja piri ou piri inveja mata piri! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk idiota!

    • Anônimo Responder

      Gostaria de saber de qual planeta és o Caun Pirí, com esse nome só pode ser de outro mundo. O que ele faz aqui? És uma pessoa totalmente preconceituosa, indiferente com os problemas alheios. És egoísta, intolerante, se acha o máximo, tu não és nada com esse pensamento mesquinho. Vais estudar e orar para ver se melhoras como pessoa!!!

  8. Servidor que luta com dignidade. Responder

    PORÉM É BOM LEMBRAR QUE NOSSOS REPRESENTANTES : PREFEITO VEREADORES, SECRETARIOS E ADJUNTOS TIVERAM UM AUMENTO DE 75% NO INICIO DO ANO, NÓS SERVIDORES PUBLICOS QUEREMOS APENAS AS PERDAS SALARIAIS E MELHORES CONDIÇOES DE TRABALHAR É O MININO DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO E SERVIDORES!!!

  9. INDIGNADO Responder

    e por isso que o brasil nao vai pra frente ….
    se fosse ums bandos de ladrao que tivesse no meio da rua pedindo pra venda de maconha ser liberada ;;;;;
    se fosse pra ser aprovado prostituiçao de -menores .
    se fosse pra ser aprovado casamento gay .
    se fosse pra ser aprovado aborto para menores de 18 anos
    todo mundo estava nas ruas gritando e aplaudindo ,dizendo que e legal
    agora quando e um pai de familhia lutando por seus direitos
    querendo um salario diguino lutando pra term uma vida de qualidade sao chamados de bandidos ..
    um marmanjo passa 90 minutos correndo atras de uma bola pra ganhar
    milhoes por mes ..
    um deputado ganha 28,000,00 mil reais pra desviar dinheido dos cofres publicos e andar de aviao
    um vereador ganha quase 20,000,00 mil reais por mes pra nao fazer nada …
    enquanto um pai de familha trabalha de sol a sol pra ganhar sararios
    seco ,e ainda nao tem valor ……
    INFELISMENTE ESSE E O NOSSO BRASIL ………

  10. Cesário Mariano da Silva Responder

    Pessoal,não esqueçamos que temos poder, como eleitor, para colocar nossos administradores no cargo, como também temos para tirá-los. Se a as coisas não tamarem rumos no mínimo aceitável, impeachment nele. A moda já pegou, depois do Collor na esfera federal, cada vez mais tem havido impechment nas esferas municipais. Não concordo só porque a admistração do municipio vai muito mal, o funcinário vai procurar enprego noutras áreas, sendo que ele se dedicou tanto para chegar lá. E mesmo assim ele só terá resolvido o problema dele, onde o problema é da coletividade. Quero deixar bem claro que não estou defendo os tem intenções oportunistas ou bardeneiros.

  11. Servidor que luta com dignidade. Responder

    desde quando lutar por melhorias dentro do setor público é desordem? Ser servidor público não é sinônimo de de ganhar mal, Emprego no contrato se acha em qualquer lugar, mais se tornar um servidor público só através de concurso, porém caro moço, não é todo dia que se passa em um concurso, se você não passou não é culpa nossa !!! Vai estudar mais!!!!para abrir essa sua mente muito pequena!!!!
    A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS!!! DESANIMAR JAMAIS A GREVE É LEGITIMA!!!

  12. Servidor que luta com dignidade. Responder

    Sr Cauan Piri de que planeta tu és seu moço??? desde quando lutar por melhorias dentro do setor público é desordem? Ser servidor público não é sinônimo de de ganhar mal, Emprego no contrato se acha em qualquer lugar, mais se tornar um servidor público só através de concurso, porém caro moço, não é todo dia que se passa em um concurso, se você não passou não é culpa nossa !!! Vai estudar mais!!!!para abrir essa sua mente muito pequena!!!!
    A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS!!! DESANIMAR JAMAIS A GREVE É LEGITIMA!!!

    Gostaria de Parabenizar os comentários dos caros do SERVIDOR PUBLICO ARREPENDIDO JUNIOR E JAMES MUITO FELIZ NAS COLOCAÇÕES.

  13. Cauan Pirí Responder

    Mas que coisa! Se não estão satisfeito com seus salários, por que não mudam de emprego? Todos sabem disso quando optaram por ser empregado do setor público. Agora ficam fazendo greve iguais aos peões de fabrica? Vão procurar outro emprego! Mas como a maioria não quer trabalho e sim hollerith, preferem os meios mais faceis. Sou assim, se não estou satisfeito com meu emprego, busco um que me faça feliz. Porém, mantenho minha opinião, a maioria desses que estão fazendo barraco serão demitidos, ou melhor expulsos.

    • Anônimo Responder

      KKKKK, tem gente que vive em outro planeta! Não entende nada de Leis. Quem vai ser demitido? Quem vai ser expulso? Deixa o prefeito demitir alguém, processo nele, pois os contratados nunca assinaram contrato até o momento. Greve é um direito do trabalhador, Lei federal, portanto, antes de falar besteira, deveria estudar mais um pouco sobre leis e sobre seus direitos como trabalhador!

    • Pedro Responder

      Cauan, me diga de onde és que te direi quem tu imaginas que sejas… Meu caro sugador de Parauapebas, você se entitula o melhor dos homens, que tem a solução para todos os nossos problemas… Ora, se assim fosse, você seria o nosso digníssimo prefeito, pois bem, não o és… Nesse caso, só posso chegar a conclusão que és um recalcado, que és um frustrado, que és um derrotado, entre outros adjetivos de perdedor…. Volta para o teu estado/cidade porque aqui só sabes tentar denegrir a nossa imagem.
      Nossa luta é pacífica e de direito, porque vivemos numa democracia e temos legitimidade…. Fora FORASTEIRO!!!!!

    • Anônimo Responder

      SOU CONCURSADO E JA VI PASSAR DIVERSOS PREFEITOS E VOU FICANDO, NEM UM PREFEITO SEJA QUAL ELE FOR NÃO PODE ME DEMITIR.

  14. Anônimo Responder

    muito bem james, gostei de ver seu comentário, o ze dudu tá sendo ridiculo com essa matéria, dele ao dizer que o prefeito vai dá o vale que nunca antes tinha sido oferecido oohhhhh!!! faça me o favor ele bem sabe que o atual prefeito não está fazendo nada de novo, apenas cumprido o planejamento da gestão anterior como ex. o vale alimentação, programa bem estar, uniformes tudo isso já havia sido incluindo na LDO pelo governo passado. Meu caro zé dudu eu era muito wsimpatizante do seu blog porém ultimamente tá caindo no meu conceito, será que o novo governo te ofereceu um “cala te boca”??R$ $$. afinal vc é dono do site da PMP, logo vc que tanto bateu no atual governo no perríodo da campanha, muito estranho!

  15. Klaus Gomes Responder

    Não ha articulação, habilidade, sabedoria na condução das negociações. Mais uma vez. Mais outra vez. E outra vez. O prefeito confia nas pessoas erradas, ou não confia, ou não tem segurança. Não encontrou até hoje uma pessoa que lhe dê segurança. Está um ninho de cobras em sua própria casa, em sua sala,em seus secretários. Esta oferta que foi dada, nunca foi dada por governo nenhum. Quando é que teve vale alimentação? Nada foi divulgado. Perece uma obrigação,parece que sempre teve. Este Jorge, carioca que não saiu do Rio, não é a praia dele esta pasta que ele ocupa. Peça o chapéu.Assim como outros.Reformule, prefeito, ou vai piorar.

    • Eleitor Arrependido Junior Responder

      Sim, foi dada uma melhor no governo do Chico das Cortinas: 13% de reajuste e 13% de aumento real, aliás, foi o período de melhores salários dos funcionários.

  16. Pedro Responder

    Com esse quadro e com a turma do Tocantins mandando no governo, o Velhote está enrolado!!!!

  17. Arthur Marques Responder

    Filho de professor em escola publica ek culpa do prefeito???
    Professor andando de van, culpa do prefeito????
    Funcionário da Vale culpa ganha mais q professor culpa do prefeito???
    Façam me um favor …!!!!

    Quer dizer de em quatro meses vcs teriam tudo isso se o prefeito reajustassem seus salários ????
    Consciência que ek bom … Never !!!

    • Eleitor Arrependido Junior Responder

      Leia mais atentamente o texto antes de fazer o seu importante um comentário:

      1. NÃO TRABALHAMOS PARA O PREFEITO, TRABALHAMOS PARA VOCÊ SE O PREFEITO DEIXAR, QUANDO DA MAIORIA DOS PREFEITOS NOS ENROLA E ASSIM O TEMPO VAI PASSANDO E NADA DE IMPORTANTE VAI SENDO CONSTRUÍDO NEM PARA MIM NEM PRA VOCÊ!
      2. NÃO CABE TODO MUNDO NA VALE NEM ONDE VOCÊ TRABALHA!
      3. PODERIA SER UMA CONDUÇÃO MELHOR QUE A VAN E ISSO É CULPA DO PREFEITO, VOCÊ MESMO JÁ RECLAMOU;
      4. O FUNCIONÁRIO DA VALE SERVIU APENAS DE COMPARATIVO, MAS SE NÃO TIVESSE HAVIDO GREVES COMO A NOSSA AINDA HOJE O SETOR MINEIRO TERIA ESCRAVO.
      5. SE UMA PREFEITURA NÃO FUNCIONA, ACREDITE: A CULPA É DO PREFEITO.

  18. james Responder

    O, ilustríssimo, prefeito Sr. Valmir, está “tirando” uma com a nossa cara. É muito fácil dizer que “chegou-se no limite responsável do que poderia ser negociável” sem nunca ter apresentado nenhum dado oficial, todos os levantamentos foram feitos pelos sindicatos. Ora dizer que uma cidade “abençoada” como esse onde o que menos falta é “verba” para TODOS… Não tem dinheiro para da um reajuste digno e um vale alimentação bom, para os seus servidores. Ah! Faça-me um favor! Né? Sim!… E ousar dizer que está dando o “vale-alimentação, fato que jamais ocorreu neste município, além de melhorias nas condições de trabalho”, pela “madrugada” Eu! “euzinho” se fosse prefeito, teria vergonha de falar isso. Primeiro por ser um projeto de lei aprovado e sancionado, desde ano passado de 2012. Segundo por ele (prefeito) em campanha eleitoral prometeu que respeitaria essa lei. Qual era mesma a outra estupidez desses argumentos? Espera… esp…ah! Lembrei! Melhorias nas condições de trabalho… (momento em que você leitor ri) ok! Continuamos; pergunte aos enfermeiros do SESP, que fazem “vaquinhas” para comprar luvas para poder trabalhar. Fale com um professor sobre como é lecionar em anexos, que mais parecem currais… Sem nenhuma condição, tente, ou melhor, ouse perguntar e terá sua resposta. Adiante. Quem ai, servidor público, trocaria uniformes por um reajuste de 13,96% e um vale alimentação de 320 reais? Ei! Ei! Por favor! Não! Não precisa levantar o dedo do meio para responder! Calma! Que tem mais. Eu esse que vós escreveis (servidor Público de Parauapebas), não concordo com um plano de saúde exclusivo para nós. Invista na saúde pública, no CESP, nos Postinho de saúdes dos bairros e principalmente nos trabalhadores dessa área, beneficiar poucos em detrimentos a muitos é ERRADO. Servidores não são melhores que o “povão” por que somos parte desse “ povão”. Não vou concluir esse texto. Por quê? Por que! Meu sentimento no final desse texto é uma revolta tão grande que não consigo expressar com frases bem articuladas ou de efeitos, no máximo saíram muitos palavrões… E me recuso abaixar ao nível do nosso, querido, prefeito.

    • Funcionário Público Responder

      Concordo, sou servidor da saúde, e passamos pelo constragimento a todo momento por dizer estamos na “fartura de material”, coisas básicas que poderia ser resolvido em 4 meses, mais pelo que eu estou vendo esse governo, está demostrando que não vai ter a capacidade de resolver em 4 anos. Enfim, só do paciente ter que comprar o material para realizar seu curativo, não prefiro comentar minha indgnação, por saber que este município que arrecada minhões e não poder suprir o básico para o desenvolvimento de nossa atividade com dignidade, ainda ouvirmos criticas de um procurador, ganhando seus R$ 12.800,00, nos chamando de urubus, ienas…, o que dizer desse individuo?, eu não sei, alguem sabe?. Enquanto que eu ganho aproximadamente R$1.700,00, lutando por apenas 13,96% de aumento, e governo ainda vem querer jogar as suas resposabilidades para nós, o que voces acham? é justo?????????????

      • Servidor que luta com dignidade. Responder

        SÓ QUE TODOS OS NOSSOS REPRESENTANTES, PREFEITO, VEREADORES SECRETÁRIOS E ADJUNTOS TIVERAM NO INICIO DO ANO UM REAJUSTE SALARIAL DE 75% ACHO QUE ELES ESQUECERAM POR ISSO É BOM LEMBRAR. ENQUANTO ISSO NÓS QUEREMOS APENAS QUE AS PERDAS SEJAM REPARADAS E LOGO A AFINAL NÃO É NOSSA INTENÇÃO PREJUDICAR DE FORMA ALGUMA A POPULAÇÃO QUE TANTO SOFRE E NÓS JUNTOS COM TODA A FALTA DE ESTRUTURA PARA TRABALHAR!!!

    • --- Responder

      Se este James, for o Jasse (num sei bem como escreve) (candidato a vice por um partido menor na ultima eleição) (servidor) aceitou proprina e ainda fazia campanha para o atual prefeito … então … lero lero é mato as vezes!

  19. Eleitor Arrependido Junior Responder

    Informações sobre o funcionário público de carreira:

    30% dos funcionários público de carreira não tem casa própria?
    90% dos filhos destes estudam em escola pública
    95% dos funcionários que possuem nível superior, idependente do cargo, recebem menos que os funcionários da Vale com nível técnico no período de um ano
    95% dos funcionários estão devendo algum financiamento
    80% dos funcionários andam de van

    E Para piorar:

    1. Funcionário público efetivo é proibido de assumir cargos dos primeiro escalão;
    2. Não tem plano de saúde;
    3. O plano de cargos e salários após um triênio aumenta apenas R$ 22,00;
    4. Aqueles que não trabalham no prédio da prefeitura trabalham em situação ruim ou péssima;
    5. Funcionário não pode ganhar lote urbano/rural do governo;
    6. Não pode ganhar concessão para Taxi;
    7. Horas extras somente se for pelego dos companheiros de trabalho ou puxar muito o saco dos funcionários políticos;
    8. Não pode fazer greve do contrário é totalmente tolhido no governo: com ameaças e tratamento de bandido;
    9. Vê tudo e não pode falar nada.

    Informações dos políticos que entram no governo:

    90% Saem ricos;
    100% São arrogantes com os de carreira;
    80% Conseguem diárias para viagens;
    100% Tem algum benefício institucional exclusivo;
    100% dos funcionários de carreira fazem o serviço dos da política;
    100% Usam veículos do governo para “trabalho” e laser;

    Bom, com base nestas informações só podemos concluir o seguinte: o funcionário público de carreira de Parauapebas não pode ter reajuste ou aumento salarial porque são muito caros para a folha de pagamento.

    Só quero saber quando alguém vai fazer uma média com o funcionário público, na maioria das eleições são os funcionários público que elegem o prefeito.

    • Anônimo Responder

      Professores contratados estão sendo ameaçados pelos diretores com demissão ou redução de carga horária. Uma verdadeira ditadura. Nunca havia visto tanta perseguição! Conheço gente com nível médio que ganha mais que professor com nível superior e ainda riem da nossa cara. Mesmo com salários tão baixo, ainda temos colegas dando aula, professor é muito desunido e alguns sem consciência política, que cidadão irão formar, se não têm coragem de lutar pelos seus direitos? Não quero um filho meu estudando com um professor desse, que abaixa a cabeça para qualquer coisa e aceita ser oprimido!!!

    • Anônimo Responder

      Falou tudo e a verdade.. isso acontece em todos os governos. Depois vão vender alface na feira.

    • Teacher... Responder

      Porra…pede conta, vai pra vale, vira politico. Ta insatisfeito, pede pra sair. Tem é muito neguinho ai aproveitando o balaco baco da greve so pra enrrolar e não fazer o seu trabalho.

      • Anônimo Responder

        Teacher, com essa mentalidade você será o nosso próximo prefeito. Quanta arrogância, quanto desespero, quanta negatividade… Quanta vontade de ser funcionário da Vale!!!

      • funcionária pública Responder

        “Teacher” Educação gera senso crítico…duas coisas que você não possui!
        se você quer morrer sendo peão de Vale, o problema é seu!

      • Anônima Responder

        Teacher, você com essa mentalidade deve de está sendo favorecido ou apadrinhado de alguém!

    • Cauan Pirí Responder

      Pois é, então pra que optaram por “trabalhar” ou seja, se encostar nas tetas da prefeitura?

      • Eleitor Arrependido Junior Responder

        É fácil falar isso, ó grande sapiência, quando tu és uma pessoa diferenciada, inteligente, o supra sumo do conhecimento, enquanto somos apenas seres mortais, ineptos, burros e mocorongas. Mas vou esclarecer uma coisa para você e a outra uniciência em pessoa, o Teacher, que talvez, por ser totalmente irrelevante tenhais deixado de atentar: NA EMPRESA QUE VOCÊ TRABALHA NÃO CABE TODOS DE PARAUAPEBAS, APESAR DE TERMOS DENTRE NÓS, PESSOAS MUITO MAIS CAPACITADAS QUE VOCÊS, POR EXEMPLO: EM DOIS ANOS SEREI MESTRE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. NESTE CASO O SALÁRIO PAGO NA TUA EMPRESA SERIA O MAIS BAIXO DO MUNDO DEVIDO A CONCORRÊNCIA. Mas claro que duas vagas estariam separadas para vocês, pois sois muito mais iluminados.

        • Cauan Pirí Responder

          “Mestre em ciencia da computação” Em qual faculdade? do Pará? Só podeia ser. Mestre pra mim, só de uma USP, ou uma Getulio Vargas. Faculdades do Pará só forma catador de castanha. kkkkkkkkk

  20. Anônimo Responder

    Em primeiro lugar, não estamos pedindo uniforme, acrescentem o dinheiro dos uniformes no salário dos trabalhadores,com um reajuste melhor podemos comprar a roupa que quisermos, não somos peão da Integral para andarmos de uniforme. Formação contínua não tem nada a ver com o reajuste que queremos, é obrigação oferecer formação para os servidores, pois os formadores ganham para fazer isso.

Deixe seu comentário

Posts relacionados