Governo entrega setor de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste, em Marabá

Investimento de mais de R$ 7 milhões permitirá que pacientes cardiológicos de 22 municípios tenham atendimento especializado sem se deslocar a outros centros

Continua depois da publicidade

Na manhã desta segunda-feira, 13, o governador Helder Barbalho esteve em Marabá, no sudeste do Estado, para fazer a entrega do setor de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP). Ao todo, foram investidos na construção do setor mais de R$ 7 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A obra trará benefícios para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região.

O espaço terá capacidade para cerca de 100 procedimentos ao mês e contará com uma equipe de 20 profissionais, entre médicos cardiologistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além de equipe de apoio e administrativa. O setor abrange 350 metros quadrados, divididos em consultório, sala de hemodinâmica, sala de repouso com quatro leitos, sala de limpeza de cateter, vestiários e salas administrativas.

Durante a cerimônia de entrega do novo setor, o governador Helder avaliou a importância da obra para a região: “Hoje demos um passo fundamental no fortalecimento da estrutura de saúde da região sudeste do estado, a partir da entrega desse centro de hemodinâmica que atenderá Marabá e toda esta região, não mais necessitando que pacientes cardiológicos tenham que se deslocar, seja para Belém ou até mesmo centros de saúde de outros estados. No atendimento cardíaco, o tempo é um aliado fundamental e transferir o paciente muita das vezes significava um insucesso no tratamento. Portanto, com celeridade, aqui no regional de Marabá, estaremos salvando vidas e cumprindo nosso planejamento”, declarou.

Procedimentos

Com a entrega do novo setor serão oferecidos aos usuários procedimentos em cardiologia, como cateterismo cardíaco com cineangiocoronariografia, cateterismo de ablação de focos de arritmias, estudo eletrofisiológico, anomalias congênitas e angioplastia cardíaca com stent, além de implantes de marca-passo definitivo. O Hospital contará ainda com procedimentos neurovasculares, como arteriografia cerebral, MAV (malformação arteriovenosa), embolização de aneurisma cerebral e angioplastia de carótida.

Serão realizados por mês, na primeira fase de funcionamento, mais de 100 procedimentos cirúrgicos, beneficiando pacientes que teriam que se deslocar até Belém para realizar o tratamento. O equipamento de hemodinâmica instalado no HRSP é um dos mais modernos do País e vai assegurar uma grande variedade de parâmetros para os procedimentos intervencionistas minimamente invasivos de alta complexidade na área cardiológica.

O diretor do HRSP, Valdemir Girato, elogiou os novos aparelhos entregues pelo governo do estado: “É um momento histórico receber em nossa unidade receber o equipamento de hemodinâmica, um aparelho de alta performance que vai salvar muitas vidas. Já iremos começar amanhã mesmo a realizar os exames, vai ser muito satisfatório oferecer esses serviços para a população do sudeste do Pará”, afirmou.

Um dos primeiros pacientes a ser atendido pelo novo setor de hemodinâmica será o mototaxista Nélio Moraes, morador de Marabá. Ele já está com um procedimento de cateterismo marcado para esta quinta-feira, dia 16: “Foi ótimo para mim e para todos os pacientes cardiológicos da região a inauguração desse setor, já tive que ir até Tocantins realizar alguns exames e agora não vou precisar nem sair da minha cidade para fazer esse procedimento”.

Oncologia

A aproximação dos serviços de hemodinâmica da população da região sudeste do estado foi destacada pelo secretário-adjunto da Sespa Sipriano Ferraz: “Essa inauguração faz parte da nossa estratégia a nível macro de descentralização dos serviços de saúde. Estamos cada vez mais trazendo atendimentos com alta tecnologia aos polos mais afastados de nossa capital, com profissionais altamente qualificados para suprir ao máximo a necessidade de saúde de toda nossa população”, afirmou.

Além da entrega do setor de hemodinâmica, o governador Helder anunciou no evento as próximas obras no HRSP: “Até o final do mês de junho iremos assinar as ordens de serviço para dobrar o número de cadeiras de hemodiálise no hospital e também ampliaremos o número de leitos de UTI adulto. E até setembro teremos iniciado as obras para inauguração de um setor de oncologia no HRSP para aprimorar o tratamento de nossos irmãos com câncer na região”.

(Agência Pará/ Fotos: Marco Santos / Ag. Pará)

Deixe seu comentário

Posts relacionados