Em reuniões que aconteceram nesta sexta-feira (25) nas vilas Palmares I e II e que contaram com as presenças dos parlamentares petistas Cláudio Puty, Bernadete Ten Caten e Milton Zimmer, do prefeito Darci José Lermen, de vereadores, secretários municipais dirigentes do MST e da comunidade local, o governo federal, através do coordenador do Programa Terra Legal, Carlos Guedes, fez oficialmente o repasse das áreas onde hoje estão localizadas as vilas Palmares I e II para Parauapebas, tornando-as bairros da zona urbana do município. Agora, o próximo passo será titular individualmente os terrenos, dando à cada morador daquelas o título definitivo de suas residências.
Durante a cerimônia que ocorreu na Palmares II, o dirigente estadual do MST, Eurival Martins Carvalho, o Totô, que é assentado daquela área, se disse preocupado com a pressa em fazer essa transferência de domínio das terras e que o MST não foi consultado para discutir o projeto, afirmou que o movimento criará um grupo de trabalho para avaliar a legislação e apontar qualquer possível perda para os assentamentos.
O presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Euzébio Rodrigues, disse que vê como um grande avanço e uma grande conquista a transferência das terras e que visualiza um grande benefício pois assim os moradores daquelas áreas poderão receber recursos implementados pelas políticas públicas do governo federal, tais como o Programa Minha Casa, Minha Vida. Euzébio disse respeitar e entender a preocupação das lideranças da comunidade e afirma que certamente, após análise minuciosa do projeto a direção chegará a conclusão que só assim o governo municipal poderá atuar com mais abrangência naquelas áreas.
A deputada Bernadete Ten Caten parabenizou o MST pela organização pois os colonos já estão ali há 17 anos e somente agora poderão saber o quão importante é esta ação que hoje se concretiza. Segundo a deputada, com a transferência o Incra passa a responsabilidade de investimentos ao Governo Federal e dá aos moradores o direito de buscar recursos pois serão os legítimos donos das suas áreas. Bernadete lembra que é preciso estruturar o município para que quando o minério de ferro acabar possamos ter uma boa qualidade de vida.
O deputado Milton Zimmer afirmou que foi eleito para fazer o debate que venha contribuir para a melhora de vida da população e que esse programa foi uma grande iniciativa do governo federal e que se empenhará em busca de recursos para as Palmares, criando um escritório do mandato em Parauapebas para que a comunidade possa participar da tão sonhada criação do Estado do Carajás.
O deputado federal Cláudio Puty lembrou que a última fez que esteve em Palmares foi na época da campanha e agradeceu os votos recebidos pelos moradores daquela comunidade. Disse ainda que tem um profundo comprometimento com o fortalecimento da comunidade “ O que estamos fazendo aqui hoje, é muito importante para a vida de vocês. A prefeitura terá um papel muito importante para o progresso do município, afirmou Puty. Encerrando sua fala, o petista disse que o prefeito Darci Lermen é um prefeito símbolo para os municípios mineradores.
O coordenador do Programa Terra Legal, Carlos Guedes, disse que “quem gosta de falar forte, as vezes tem que ouvir forte”, lembrando a cobrança feita por Totô. Disse ainda que nenhum passo será dado sem que a comunidade seja ouvida. Guedes disse que, com a titularização, os outros órgãos do governo, tais como os responsáveis por habitação e saúde, tem agora que ter sua parte de responsabilidade.
Fechando o evento o prefeito Darci Lermen disse que além das Palmares I e II os bairros São Lucas I e II e Liberdade I e II também serão incluídos neste programa e que para tanto já encaminhou recursos para os primeiros levantamentos. Darci afirmou que o governo municipal este ano priorizará a Educação, disse que serão todas as salas de aula serão climatizadas, que todo professor receberá um lap top, inclusive os da zona rural e que substituirá os antigos quadros negros por sistemas de data-show. O prefeito afirmou ainda que construirá quatro escolas novas, cobrirá todas as quadras já existentes e colocará internet em todas as escolas.
Encerrando, o prefeito recebeu o título da área das mãos de Carlos Guedes sob o testemunho de Milton Zimmer e Cláudio Puty.
1 comentário em “Governo Federal transfere Palmares I e II ao município que doravante serão considerados bairros de Parauapebas”
Só que tem um porém. A galera do MST (Tito, totô, chicão e Jorge Neri), irão tentar convencer os palmarianos de que essa idéia não trará benefício para a comunidade, pois ficará sujeita aos mandos do prefeito ao invés da velha “democracia”- igual a da Coréia do Norte_ que reina por ali. È mas tal posicionamento tem um motivo aparente…Esses caras vivem de cobrar propina de empresários (areieiros, comerciantes e fazendeiros) pois os mesmos se passam por representantes do povo e cobram propina de quem investe ou pretende investir na localidade. Se essa fonte de renda cessar, de que eles irão viver? Esse é o real motivo da desconcordância.