O navio “Tambaqui”, o primeiro navio bauxiteiro construído especificamente para as condições da hidrovia Trombetas-Amazonas aportou em Porto Trombetas, no início da tarde desta terça-feira, 19.
A embarcação, que tem capacidade para transportar 75 mil toneladas de minério, deverá deixar o distrito de Oriximiná, onde ficam as operações da Mineração Rio do Norte (MRN), dentro de dois dias, carregando 73.500 toneladas de bauxita.
A chegada do navio bauxiteiro era bastante esperada pela MRN, já que a embarcação, por suportar uma carga maior que a dos navios em uso, precisará de um menor número de viagens para transportar a demanda da Alunorte, cliente da empresa. O tempo gasto com manobras de navios menores, com atracações e desatracações será substituído por tempo de carregamento efetivo do minério, o que representa mais eficiência na operação da empresa e menor pressão na fila de navios no porto.
O Tambaqui teve seu casco lançado ao mar em outubro de 2011 pela operadora logística Log-In e fez nesta terça-feira sua primeira viagem. O graneleiro tem 80 mil toneladas de porte bruto, 245 metros de comprimento e possui instalações modernas, como câmeras de segurança, salas de recreação e até elevador.
1 comentário em “Graneleiro “Tambaqui” aporta em Trombetas”
Muito importante para o progresso deste brasil , tive o prazer de fazer parte da tripulaçao do tambaqui em 2013, estava na equipe da jmx como eletricista conheci trombetas e vila do conde muito legal o tempo que navegamos com todos a bordo.