Gripe A: grupos prioritários serão vacinados

Continua depois da publicidade

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), coordenará as ações de vacinação contra Influenza A (H1N1)

A partir de março, a vacinação estará disponível para crianças de seis meses a dois anos, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas, grupos prioritários contra o vírus da gripe A. A vacinação acontecerá em quatro etapas, entre 8 de março e 7 de maio e o objetivo é diminuir o risco de contágio e de óbitos no Pará.

Paralelamente à vacinação, a SESPA está intensificando a orientação sobre medidas simples de prevenção à doença, como lavar as mãos frequentemente com sabão, especialmente depois de tossir e espirrar; ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; pessoas gripadas devem evitar ambientes fechados e com aglomeração, e procurar médico ou unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico adequado, evitando a automedicação.

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus tipo A. Assim como a gripe comum, é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias. Quem estiver com febre acima de 38º, tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, deve procurar médico ou unidade de saúde. Os sintomas podem se iniciar no período de três a sete dias após a contaminação, e a transmissão ocorre, sobretudo, em locais fechados.

Fonte: Portal do Governo do Pará