Um grupo de cinco homens foi preso em flagrante no sábado (13) em uma fazenda distante 60 km da sede do município de São Félix do Xingu, no Pará. Segundo a Polícia Civil, os presos são suspeitos de pistolagem e devem responder pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e associação para o crime. Os suspeitos estão à disposição da Justiça.
Quatro dos presos foram identificados: Severiano Nazário da Silva, 57 anos, Antônio da Silva Nascimento, 42, Danilo Brito Cintra e Antônio Batista da Silva, 54. A captura se deu por uma força-tarefa formada por homens da Superintendência Regional de Polícia Civil do Alto Xingu, Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Redenção, Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Redenção e Grupo de Pronto Emprego (GPE)
A fazenda onde os suspeitos foram encontrados pertencia a Evandro Rocha Reis, o “Rochinha”, que morreu em julho de 2018 em uma queda de avião. A propriedade foi apreendida pela Polícia Federal, ao descobrir o envolvimento dele com o tráfico Internacional de drogas.
Foram denúncias de que cerca de 20 homens fortemente armados estavam aterrorizando a região, usando excessiva violência para expulsar pessoas que haviam invadido a fazenda, que levaram a equipe de policiais até o local. Lá, foram encontrados os suspeitos, recrutados sem Marabá e Rondon do Pará, todos armados com espingardas.
Os homens informaram que haviam sido contratados por parentes de Rochinha e tinham a incumbência de não permitir que pessoas estranhas entrassem na fazenda. No local, foi encontrada ainda uma grande quantidade de munição para espingardas e revólveres, além de coletes balísticos, toucas ninja e outros objetos.