Grupo de mulheres de Canaã dos Carajás vem mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser. Há cinco anos, elas deixaram apenas os afazeres domésticos para se tornarem costureiras. Decidiram se unir e juntas montaram um ateliê, costurando ali mais que peças de roupas, novas histórias de vida. Agora, elas deram mais um passo para a coleção de vitórias. Nessa semana, foi inaugurada a nova sede do Ateliê Fio de Ouro em terreno próprio na Vila Bom Jesus.
O apoio veio da parceria entre iniciativa privada e a Agência Canaã com apoio da prefeitura municipal. Os recursos para a construção foram repassados pela Vale e o terreno doado pela empresa Solotrat, integrante do Programa Partilhar, que incentiva ações voluntárias de fornecedores da mineradora na cidade.
Com a parceria e novo prédio, o grupo de mulheres empoderadas e empreendedoras poderá ampliar a renda com a saída do pagamento de aluguel e obter também a adesão de novas mulheres que sonham com uma profissão. O ateliê nasceu de um curso de capacitação em 2018 ofertado pela Vale por meio de projeto elaborado pela própria comunidade. Desde então, o grupo vem conseguindo sustentabilidade no mercado, mesmo após a pandemia.
As novas instalações construídas pela empresa local Modo Engenharia contam com recepção, sala de treinamento ou auditório e a sala de costura com 14 máquinas doadas pela Vale, além de um novo maquinário para bordado. Também dispõe de banheiros adaptados para pessoas com deficiência e copa-cozinha, hall e jardim. O prédio está localizado na rua Rua Carajás, próximo à escola Raimundo Oliveira.
Empreendedorismo e capacidade
Para a gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale, Silvia Cunha, a entrega do ateliê fortalece a cadeia produtiva de corte e costura e é uma fonte de geração de trabalho e renda na Vila Bom Jesus. “É muito importante para a Vale contribuir para a equidade de gênero, para a geração de trabalho e renda, então, essa entrega é fruto desse diálogo, dessa parceria, tenho certeza que irá trazer muito mais frutos, inclusive de agregar a participação de outras mulheres nessa cadeia produtiva que está crescendo muito e se fortalecendo cada dia mais”
Graça Reis, diretora da Agência Canaã, destaca que o empreendedorismo feminino é alavanca também para o desenvolvimento da cidade. “É mais uma parceria que se consolida aqui no nosso município de Canaã, esse grupo é maravilhoso, é referência para nós e tem papel importantíssimo para o desenvolvimento do município. Elas já podem ofertar serviços na área de costura. É motivo de muito orgulho para Agência Canaã vivenciar esse momento para a história da cidade”.
A presidente do Ateliê, Claudia Silva reafirma que o lugar de mulher é onde ela quiser. “Se o sonho dela é costurar, bordar, estampar, pintar , aqui é o lugar certo! Hoje nós estamos prontas para atender todos os segmentos: de festa, casual, dia a dia, bordado de toalha, bordado da logo da empresa, nós estamos preparadíssimas”, comemora.